Administração Trump propõe coletar DNA de cidadãos que patrocinam processos de imigrantes

O governo Trump divulgou na sexta-feira uma proposta para expandir a coleta de DNA e outras coletas de dados biométricos de imigrantes para incluir os cidadãos que os patrocinam.

Em um documento publicado no Federal Register, o Departamento de Segurança Interna (DHS) propôs que “qualquer requerente, peticionário, patrocinador, beneficiário ou pedido individual ou associado a um benefício ou pedido de imigração, incluindo cidadãos dos Estados Unidos, deve comparecer para biometria coleta independentemente da idade, a menos que o DHS renuncie ou isente a exigência de biometria. ”

A agência também propôs a expansão do termo “biometria” para incluir “imagem da íris, impressão palmar e impressão de voz”.

O plano foi anunciado pela primeira vez pelo DHS em 2 de setembro, quando um funcionário da agência disse à CNN que a mudança aumentaria muito a capacidade do departamento de coletar e armazenar informações sobre os migrantes e verificar as relações familiares durante o processo de imigração.

“À medida que essas tecnologias se tornam disponíveis e podem ser incorporadas conforme apropriado, isso dá à agência a flexibilidade para utilizá-las. E também daria à agência autoridade no futuro, à medida que novas tecnologias se tornassem disponíveis e fossem confiáveis, seguras etc., para usar esses também “, disse o funcionário à CNN na época.

Essa proposta de expansão surge um ano depois que o governo pediu a coleta de DNA de migrantes detidos pelas autoridades americanas. Trump argumentou então que fazer isso poderia ajudar a identificar fraudes e reabrir casos arquivados.

Andrea Flores, vice-diretora de política de imigração da American Civil Liberties Union, chamou a nova expansão de um nível “sem precedentes” de coleta de dados.

“Coletar um enorme banco de dados de projetos genéticos não nos deixará mais seguros – simplesmente tornará mais fácil para o governo vigiar e mirar nossas comunidades e nos aproximar de um pesadelo distópico”, disse Flores em comunicado em 2 de setembro.

Fonte: https://thehill.com/

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.