CGU apura se há fraude no uso de máquinas agrícolas em 110 cidades, incluindo Inhumas (GO)

A Controladoria Geral da União (CGU) informou nesta segunda-feira (23) que apura possíveis irregularidades na utilização de máquinas agrícolas distribuídas pelo governo federal para recuperação de estradas em municípios pequenos (de até 50 mil habitantes) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 Equipamentos.

Em 110 cidades, segundo o órgão, são avaliados a efetiva entrega dos maquinários, a utilização adequada aos fins propostos, mapeamento das benfeitorias e a conservação do equipamento.

Reportagem publicada pelo jornal “O Estado de S.Paulo” nesta segunda mostra casos de prefeitos que utilizam para fins particulares as retroescavadeiras e motoniveladoras doadas pelo governo. Em Santa Fé do Araguaia (TO), de 7 mil habitantes, uma motoniveladora que deveria auxiliar a recuperação de estradas foi utilizada para a melhoria na propriedade de um amigo do prefeito.

Em Inhumas, no interior de Goiás, vereadores investigam a utilização de uma retroescavadeira na chácara do sogro de um funcionário da Secretaria da Saúde para abertura de um reservatório para criação de peixes, segundo o jornal. Na cidade de Guaribas (PI), houve utilização de uma retroescavadeira em um posto de combustível, gerenciado pela família do ex-prefeito, conforme a reportagem.

A CGU informou que a escolha das 110 cidades foifeita “por amostra probabilística ou relevância” pelas unidades da CGU em 22 estados.

“Após a conclusão dos trabalhos os resultados serão apresentados aos gestores federais. É importante destacar que os trabalhos estão em execução, o que impossibilita a emissão de opiniões preliminares antes de percorrido o fluxo institucional da CGU quanto à elaboração, revisão, homologação, consolidação e apresentação dos produtos ao gestores federais”, informou o órgão.