CCJ da sinal verde ao projeto que declara música sertaneja como patrimônio imaterial goiano

Em dezembro do ano passado começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº 8548/21, de autoria do deputado Chico KGL (União Brasil), que declara a música sertaneja como patrimônio cultural goiano.

A propositura também estabelece que todos os anos, no dia primeiro de outubro – dia em que se comemora o Dia Internacional da Música – um artista goiano receba a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por relevantes serviços prestados à sociedade.

Para justificar a propositura, o deputado registra a importância social e econômica que a música sertaneja possui. KGL ressalta que o maior festival do gênero (Villa Mix Festival) é goiano e relembra que o festival já foi reconhecido pelo site Guinness World Records pela mais alta estrutura de palco já montada. Além de contar as tradições e culturas de Goiás, o deputado afirma, ainda, a importância do sertanejo para o empoderamento feminino. “Cantoras da música sertaneja, como Marília Mendonça, Naiara Azevedo e tantas outras, abraçam um importantíssimo movimento artístico/social de expressão, resistência e de luta contra as atrocidades cometidas por uma sociedade machista” escreve KGL.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Wilde Cambão, e agora será enviado ao Plenário para ser votada em duas fases e se receber sinal verde do colegiado estará apta para seguir para sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Fonte: Alego