Câmara de Goiânia cria a Comenda Pontes de Miranda para homenagear juristas de destaque

Vereador Bessa e Pontes de Miranda, que deu nome à comenda
Publicidade

Na manhã desta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, a criação da Comenda Pontes de Miranda, uma honraria destinada a reconhecer juristas que tenham demonstrado alta eficiência e relevantes serviços prestados à sociedade no exercício de suas funções.

A iniciativa é do vereador Bessa, que também é advogado e professor. De acordo com o projeto, 80 profissionais serão homenageados com a comenda, sempre na primeira quinzena de agosto. Eles serão escolhidos pelo próprio autor da propositura. Poderão ser agraciados promotores, advogados, magistrados, defensores públicos, procuradores, professores de Direito e demais profissionais da área jurídica.

Quem foi Pontes de Miranda

A honraria leva o nome de Pontes de Miranda, renomado jurista, filósofo e escritor brasileiro, considerado um dos principais pensadores do Direito no século XX. Nascido em 1892 e falecido em 1979, ele deixou uma vasta obra em diversas áreas do direito, como direito constitucional, direito internacional e filosofia do direito.

Com a aprovação definitiva, a Comenda Pontes de Miranda passa a integrar o rol de homenagens oficiais concedidas pelo município, fortalecendo o reconhecimento dos profissionais que contribuem para o desenvolvimento da justiça e do direito em Goiânia.