Buonaduce apresenta proposta que regulamenta gastos da OAB Goiás

Da Redação

Flávio Bounaduce
Flávio Bounaduce apresentou a proposta Investimento Responsável para gastos da OAB-GO

O advogado Flávio Buonaduce, candidato da OAB Forte para presidente nas eleições da OAB, seção Goiás, apresentou nesta sexta-feira (17/09) proposta chamada de ‘Investimento Responsável’ para os gastos da Ordem dos Advogados do Brasil,  seção Goiás. Segundo Buonaduce, “essa é uma ação que irá garantir maior equidade nos investimentos realizados pela instituição”.

A proposta pretende criar critérios objetivos para investimento de parte do orçamento da Ordem em despesas não previstas pelo estatuto e regulamentos. Isso significa instituir barreiras de investimento em relação ao valor disponível para ser aplicado, funcionando, na prática, como se fosse um orçamento para cada tipo de ação a ser executada; por exemplo: se estipularia cota de percentuais do orçamento voltada para as construções, outra para a substituição do parque de informática, outra para melhorias estruturais.

De acordo com Flávio Buonaduce, a medida “traz enormes benefícios para a instituição por meio do trato transparente com relação ao orçamento, uma vez que o advogado vai saber o valor a ser investido em cada área, além de poder acompanhar todos os gastos”.

Hoje, a OAB não dispõe de mecanismo de restrição de investimento dentro do orçamento, sendo facultado à vontade expressa de cada gestor. Na verdade, a proposta de investimento responsável vai servir como uma espécie de Lei de Responsabilidade Fiscal, delimitando os percentuais de investimento para dar maior transparência na execução orçamentária.

A próxima etapa da proposta é discutir com os advogados o estabelecimento desses percentuais de investimento. A discussão vai ocorrer dentro do projeto Observatório da Advocacia, um movimento interno criado por Buoanduce para ouvir os advogados de todas as regiões do estado e elaborar o plano de gestão.