A Justiça, em processos envolvendo situações complexas, pode contar com perícias feitas por especialista. Esse assistente técnico é fundamental para identificar erros em diferentes tipos de ações judiciais. A afirmação é de Felipe Nascimento, diretor Executivo da Capital Cálculos, empresa especializada em perícia, consultoria e assessoria de cálculos judiciais e extrajudiciais.
Segundo ele, é esse profissional quem pode acompanhar a veracidade da avaliação pericial e, em favor do seu cliente, formular quesitos ou hipóteses que possam atestar a segurança e a eficácia do laudo desenvolvido pelo perito no processo.
Nascimento assegura que que o assistente técnico é fundamental para assegurar a ampla defesa técnica da parte e garantir que ela possa acompanhar, entender e impugnar o laudo pericial que versa em seu desfavor. “Para isso é nossos especialistas fazem uma análise detalhada e metodológica antes de elaborarem pareceres técnicos elucidativos, destacando possíveis equívocos em planilhas de cálculos”, explica.
O diretor executivo elucida que erros materiais podem ser corrigidos a qualquer momento, conforme o artigo 494 do Código de Processo Civil. “Por isso, é essencial contar com um assistente técnico para evitar prejuízos e garantir que as atividades periciais sejam realizadas de forma clara e idônea”, frisa.
De acordo com ele, com quase 40 mil trabalhos concluídos e atendimento a cerca de 13 mil advogados e consumidores em todo o país, a Capital Cálculos está há 30 anos comprometida com a verdade e a justiça.
“E, conforme o CPC, o assistente técnico pode valer-se de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder da parte, de terceiros ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com planilhas, mapas, plantas, desenhos, fotografias ou outros elementos necessários ao esclarecimento do objeto da perícia”, explica o diretor Executivo da Capital Cálculos, empresa que atua em todo o Brasil.
A Capital Cálculos foi fundada pelo sócio Celso Almeida. Atualmente, além de Felipe Nascimento, a empresa também tem como sócios Bruno Nascimento e Luciana Nascimento.