Um compromisso com a advocacia

*Giovanny Heverson de Mello Bueno

Em Goiás, há 06 anos, enquanto o Novo Código de Processo Civil era implantado na Justiça Brasileira, o Processo Digital se instalava de súbito nas comarcas do interior após longa paralisação de diversas varas na capital. Nesse contexto, os advogados goianos elegeram um projeto de mudança no conceito e formato de gestão da Ordem. Resolveram sair de uma OAB fechada em um sistema quase feudal, conduzida por grandes escritórios e famílias jurídicas tradicionais, e que se encastelava nos prédios de Goiânia em total distanciamento do interior.

Aquele sistema antigo que teve seus dias de glória, mas que então se desgastou, entrou em crise financeira endividando a entidade, com escândalos policiais, denúncias de corrupção. Um sistema que sucumbiu com um grupo rachado, abandonado pelos líderes, sofrendo por falta de comando.

Em 2016, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva iniciava seu mandato na Presidência da OAB-GO com um grupo coeso, sob uma liderança forte, aglutinadora e democrática. Conduziu a recuperação financeira da entidade, quitando todas as obrigações e resgatando a dignidade da classe. Promoveu investimentos nas subseções e interiorização do Sistema OAB para atender a advocacia de Goiás. Concluiu obras, entregou sedes de subseções, equipou instalações em todos os Fóruns do estado. Bateu recorde em cursos e participações da ESA. Estabeleceu a Procuradoria de Prerrogativas em um enfrentamento único, copiado em outras seccionais do país. Cada promessa de campanha resgatada fez com que a advocacia goiana conhecesse e aprovasse essa gestão.

Em 2020 todos nós fomos atravessados pela pandemia global. Isso dinamizou um mundo (que já se transformava) construindo novos paradigmas. O cenário das atividades jurídicas foi agravado com a paralisação das atividades judiciárias, atendimentos remotos, ausência de recursos. Houve ainda mais agravamento a já combalida subsistência profissional, alterando padrões de mercado e postos de trabalho.

E nesse novo cenário de novas necessidades, novas demandas que se requer inovação de soluções. A advocacia quer continuar avançando, mas agora é preciso abraçar ainda mais o advogado, com uma maior presença da OAB para garantir sua atuação profissional “com a barriga no balcão da administração publica”. Auxiliar na implantação da nova realidade digital e atendimento remoto. Garantir o acesso aos que detém poder de decisão. Uma Ordem que avance sendo ainda mais pragmática com respeito às prerrogativas do advogado, ladeando-o quando estiver face a face com as autoridades que devem prestar serviço ao cidadão que ele representa. Isso tudo requer alguém que esteja comprometido com esses propósitos.

Acredito nessa INOVAÇÃO. Acredito nesse AVANÇO. Acredito na retomada econômica que está por vir. E é por isso que aceitei o desafio de assumir um novo COMPROMISSO COM A ADVOCACIA proposto por Rafael Lara Martins. Um jovem advogado, de origem humilde que cresceu por seus feitos e méritos, construindo uma carreira digna de aplauso. Um profissional como eu, como qualquer outro advogado dessa terra que, para colher, tem que plantar. E que hoje semeia um pouco mais de esperança. Esperança que o nosso agora pode ser bem melhor e nos dar um futuro ainda mais vitorioso.

*Giovanny Heverson de Mello Bueno é advogado desde 1995, especialista em Direito Civil e Processo Civil pela UFG, especialista em Contratos pela Cândido Mendes/RJ, MBA em Direito Empresarial, Gerente jurídico do grupo Fonte da Vida desde 2001, empregado da Caixa Econômica Federal (CEF) de 1987/2001, Secretário da Industria e Comercio e Trabalho de Goiânia em 2014/2015, Conselheiro da OAB-GO entre 2010/2015, Conselheiro de Direitos Humanos de Goiás 2001/2009 e Diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA-GO).