Quais valores irão nos nortear?

*Diogo de Figueiredo Lopes

Nunca, como agora, demos tanta prioridade para a nossa saúde, para a nossa família, nossos amigos e nosso futuro. Se a pandemia deixará legados positivos, um deles é o sentimento de solidariedade e dependência da consciência um do outro, e é justamente este valor que norteará os próximos anos e desafios para toda nossa classe.

A pandemia causou impactos em vários segmentos da nossa sociedade, alguns mais e outros com menor intensidade. Na advocacia não tem sido diferente. Mas poderia ter sido pior, não fosse a ação eficiente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), sob a liderança do presidente Rodolfo Otávio Mota. Em um trabalho de equipe, agiu rápido para amparar advogadas e advogados goianos mais atingidos pelos efeitos econômicos e sociais da pandemia.

A nossa Caixa de Assistência, para citarmos apenas alguns exemplos, ofereceu cobertura em todas as frentes necessárias: na área da saúde, na prestação de serviços e na assistência social. Antecipou sua campanha de vacinação contra H1N1, disponibilizou serviço de telemedicina 24 horas, congelou a tabela dos planos de saúde, viabilizou linhas de crédito a juros baixos, distribuiu gratuitamente dezenas de milhares de máscaras faciais, ampliou consideravelmente os auxílios financeiros para os profissionais colegas em situação financeira mais crítica.

Este belo trabalho realizado pela Casag, sob a liderança de Rodolfo Otávio Mota, começou há cinco anos. De lá para cá, nunca tivemos tantos avanços, conquistas e realizações em benefício da advocacia goiana, não apenas os que atuam na Região Metropolitana, mas em todas as regiões de Goiás. Todo este esforço resultou, mais recentemente, na implantação do Casag On, um conceito moderno e eficiente de servir a advocacia, independentemente de seus grupos e segmentos. A Casag mostrou a coragem que a advocacia goiana tem para enfrentar grandes desafios. Mostrou que, unida, tem capacidade de dar respostas rápidas e efetivas.

Todas essas conquistas são possíveis porque temos na Casag uma liderança que conhece a realidade e as necessidades do profissional da advocacia goiana. O líder que ocupa um espaço de destaque é uma referência aos demais, sendo fonte de inspiração e motivação.
Temos desafios grandes pela frente e precisamos, a cada dia mais, de lideranças compromissadas com a boa gestão, com resultados e eficiência. Que tenham capacidade administrativa comprovada de entrega e de realizações. Trabalho em equipe, transmissão da cultura organizacional, dos valores e da missão da entidade classista. Mas, principalmente, tenham a capacidade de aglutinar, de unir, de somar.

São em momentos como vivemos atualmente que conhecemos os verdadeiros gestores, as verdadeiras lideranças. Conseguimos avaliar, melhor, quem administra com competência, com foco e com ousadia. A advocacia goiana precisa estar unida. Não é o momento de cisões, de vaidades, discussões menores. Os nossos desafios hoje, e para o futuro, são maiores, então lhes pergunto: quais valores irão nos nortear?

*Diogo de Figueiredo Lopes é advogado e conselheiro seccional da OAB/GO.