A recuperação judicial é indicada para qualquer empresa em dificuldade financeira?

*Murillo Lobo

A recuperação judicial é um processo extremamente complexo e de custo elevado. Deve ser adotado somente em situação em que o empresário antecipe uma situação de estrangulamento financeiro que não possa ser sanada pelas ferramentas convencionais por ele utilizadas em momentos de dificuldade.

A perda do timing significa, na nossa experiência, a irreversibilidade da crise e a falência da empresa. Suspensão do pagamento de impostos, emissão de títulos sem lastro, atraso na folha de pagamentos e com financiamentos bancários são sinais claros da perda de controle do negócio, e do cruzamento de um possível ponto de não retorno.

Deve ser observado, no entanto, que a recuperação judicial é recomendada somente nos casos em que as empresas se mostrem viáveis economicamente, análise que é feita conjuntamente por profissional especializado em ações dessa natureza em conjunto com consultoria especializada na elaboração de plano de Recuperação Judicial.

O que temos visto ao longo dos anos é que o elevado número de processos de recuperação judicial que são convolados em falência são consequência da falta de viabilidade econômica do negócio e/ou da falta de capital de giro.

*Murillo Lobo é advogado, especialista em Direito Empresarial, Bancário, Civil e Tributário atuante em Goiás, São Paulo e outros estados, ex-coordenador do Movimento Goiano de Combate à Corrupção Eleitoral, ex-conselheiro, ex-membro e ex-presidente de comissões pela OAB/GO.