Após 41 anos de magistratura, desembargador Zacarias Neves Coelho se aposenta voluntariamente

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, assinou nesta quarta-feira (19) o Decreto Judiciário Nº 894/2025 que concede aposentadoria voluntária ao desembargador Zacarias Neves Coelho. O documento, com efeitos a partir de 5 de março de 2025, encerra uma trajetória de mais de quatro décadas dedicadas ao Poder Judiciário goiano.

O magistrado afirmou que ser profundamente grato aos colegas da magistratura e aos servidores da Justiça goiana. O desembargador ainda disse concluí a trajetória na magistratura com a sensação de dever cumprido e que procurou exercer a magistratura “com dedicação e responsabilidade, sempre com o compromisso de servir ao jurisdicionado e ao Poder Judiciário.”

Trajetória no Judiciário

Natural de Tocantinópolis, Estado do Tocantins, Zacarias Neves Coelho é casado com Guilhermina Rosa, pai de três filhos e avô de seis netos. Antes de ingressar na magistratura, trabalhou como funcionário do Banco do Estado de Goiás (antigo BEG), empresário e advogado. Foi aprovado em concursos públicos para os cargos de escrevente de cartório extrajudicial no Distrito Federal, técnico judiciário da Justiça Federal em Goiás e procurador autárquico da União, mas optou por não assumir essas funções.

Iniciou sua carreira na magistratura em 1983, sendo promovido exclusivamente pelo critério de merecimento, até chegar ao cargo de desembargador do TJGO, para o qual tomou posse em 15 de outubro de 2004. Atuou nas comarcas de Cumari, Filadélfia (hoje pertencente ao Estado do Tocantins), Jataí e Goiânia. No âmbito eleitoral, foi vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-GO. No biênio 2021/2023, exerceu a função de vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.