American Airlines paga indenização de R$ 12 mil por atraso em voo

Wanessa Rodrigues

A American Airlines teve de pagar indenização, a título de danos morais, no valor total de R$ 12 mil a três passageiros de uma mesma família (R$ 4 mil para cada) em decorrência do atraso de 11 horas em um voo internacional. O valor foi pago após acordo firmado entre a empresa e os passageiros. O atraso ocorreu em novembro de 2013 em um voo de Miami a São Paulo (SP)

A advogada que representa os passageiros, Lara Carneiro Costa Campos, relata que os passageiros chegaram a embarcar no horário marcado (21h45), mas tiveram de sair da aeronave uma hora e meia após o procedimento sob a alegação de problemas técnicos. Após longa espera, os passageiros foram embarcados novamente, mas tiveram de deixar o avião às 2h30 da manhã.

A empresa ofereceu ticket alimentação aos passageiros, mas os mesmos só poderiam ser utilizados no aeroporto, além de ticket para estadia no hotel. Mas, devido ao horário, os restaurantes do aeroporto estavam fechados, motivo pelo qual tiveram que se deslocar para fora do aeroporto para se alimentar durante a madrugada.

Quanto ao ticket para estadia, conforme explica a advogada, o hotel se localizava a 30 minutos do aeroporto e o próximo voo oferecido pela empresa era as 8h15 da manhã. Sendo assim, considerando o tempo de uma hora (para ir e voltar do hotel), mais o check-in e check-out no hotel, e as duas horas de antecedência para estar no aeroporto, tornou-se totalmente inviável o deslocamento e trajetória para fora do aeroporto.

A advogada salienta que a assistência material oferecida pela empresa ré, não pôde ser desfrutada pelos passageiros. Sendo que todos os dissabores sofridos pelos autores se deram por culpa exclusiva da companhia aérea. Sendo assim, aguardaram por 11 horas no aeroporto até embarcarem para o Brasil.