Alunos da rede estadual terão aulas sobre direitos do trabalho e sociais

Acordo foi assinado pela secretária da educação Raquel Teixeira
Acordo com a Amatra foi assinado pela secretária estadual da educação Raquel Teixeira

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) assinou na sexta-feira (1°/7), o termo de cooperação com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 18ª Região (Amatra). A parceria, formalizada em um projeto, visa levar para as salas de aula conhecimento sobre direitos do trabalho e sociais. Assinaram o documento, a secretária Raquel Teixeira e o desembargador Luciano Crispin.

O projeto foi elaborado pela Seduce, por meio da equipe do Núcleo de Organização e Atendimento Educacional, que já começou a disponibilizar, aos professores das escolas participantes, palestras com juízes e material de apoio pedagógico para realização de leitura e produções textuais de temas voltados para a formação dos direitos e deveres do trabalhador.

Os professores promoverão leituras, discussões, debates sobre a temática do emprego e trabalho com os alunos, replicando o conhecimento adquirido com os magistrados, e incentivarão a produção de um artigo de opinião. Os três melhores artigos de cada escola serão selecionados por uma comissão julgadora, com certificação de participação e premiação com notebooks para os melhores textos.

O projeto começou a ser implementado em escolas da rede pública que ofertam educação profissional integrada ao Ensino Médio, da cidade de Goiás e de Goiânia, podendo ser ampliando para outras unidades no próximo ano.

A iniciativa pretende motivar a participação dos estudantes na discussão de assuntos relacionados ao mundo do trabalho. “Esses estudantes tomam consciência dos direitos e deveres que eles têm no âmbito trabalhista e mostram para os familiares a importância desse conhecimento, como por exemplo, a necessidade e as garantias de se trabalhar com carteira assinada. Eles se transformam em replicadores de informações importantes e essenciais”, afirmou o desembargador Luciano Crispin.