Marília Costa e Silva
Às 17h55 desta segunda-feira (31) entrou no ar as novas versões do site instituicional e do Portal da Transparência da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). A diretoria da instituição, que recepcionou conselheiros, advogados e funcionários na sede da entidade, no Setor Marista, em Goiânia, para apresentar as novidades, garante que elas são mais um passo para implantação do modelo de gestão que prioriza o advogado.
Totalmente reformulado, o Portal da Transparência – o OAB Transparente traz um layout mais agradável, de forma a facilitar o acesso às informações. E elas são muitas: desde os gastos com cada um dos conselheiros seccionais e federais, diretores e comissões até demonstrações contábeis, orgonogramas e convênios assinados em benefício dos advogados. E esses dados não serão fornecidos apenas um vez por ano, como acontecia anteriormente. Os dados serão disponibilizados mensalmente.
Segundo o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, a partir de agora o advogado e a sociedade poderão ficar sabendo, por exemplo, o quanto a instituição gasta com as viagens e alimentação de cada membro da diretoria. Também estarão disponíveis as despesas e investimentos feitos mensalmente. Outra novidade são os dados sobre os convites públicos feitos para contratação de serviços e produtos para seccional. Os colaboradores da instituição também estarão discriminados e seus cargos apontados.
“Antes, tinhamos uma ‘janelinha’ da transparência. Agora, com o novo portal, estamos chegando próximos ao nosso ideal de uma gestão transparente”, afirmou Lúcio Flávio, ao garantir que as novidades apresentadas pela Ordem poderão servir de exemplo até para a administração pública.
O diretor-tesoureiro Roberto Serra disse que os novos sites da OAB-GO foram inspirados no portal do Senado. “Estamos entregando aos advogados de Goiás o que há de mais moderno e eficiente”, disse.
Mudanças
O secretário-geral Jacó Coelho afirmou ao Rota Jurídica que, para viabilizar o lançamento do novo Portal da Transparência e do novo site institucional, foram precisas muitas mudanças que impactaram diversos departamentos da seccional. “Elas são apenas a ponta do iceberg. Entre a informação bruta, registrada nos softwares de gestão, e aquela disponível para o advogado, na tela do computador ou de seu smartphone, existe todo um processo que exigiu o aprimoramento do parque tecnológico da ordem”, afirmou.
De acordo com Jacó Coelho, além da aquisição de equipamentos e modernização da infraestrutura, foi buscada uma mudança de cultura, de rotinas de trabalho. “Ao assumirmos a direção da OAB, encontramos uma estrutura totalmente obsoleta, deteriorda e que necessitava de ajustes urgentes”, recorda-se.
Um processo importante e que ocorre em paralelo para tornar ainda mais eficientes os novos portais é a eliminação de papéis. Isso será possível graças à digitalização de arquivos e processos e sua disponibilização na internet. Segundo Jacó Coelho, a reesturuação para acabar com papéis envolve toda inovação dos processos internos.