Carlos André e Sebastião Macalé explicam que o movimento funcionará como uma escola de formação de advogados
Publicidade

O professor e advogado Carlos André Pereira Nunes, e o advogado e ex-presidente da OAB Sebastião Macalé lançam, nesta quinta-feira (13), Dia da Abolição da Escravatura, o Machado – Movimento de Apoio à Carreira da Advocacia Negra.

O movimento funcionará como uma escola de formação de advogados e tem como objetivo oferecer, por meio de cursos, qualificação profissional aos advogados e às advogadas negros e negras, para que tenham mais oportunidades de crescimento na advocacia.

O nome do movimento homenageia o escritor Machado de Assis. “Ele foi um dos negros que teve, embora com muitas adversidades, sucesso na carreira”, explica o professor Carlos André, um dos fundadores do movimento.

“O grupo já busca diálogo com advogadas negras e, em breve, teremos uma fundadora, representante da mulher advogada negra. Além disso, temos dialogado com instituições como a CUFA (Central Única das Favelas) e com a ESA (Escola Superior da Advocacia), para que tenhamos muita eficácia”, diz Carlos André.

De acordo com o advogado, que é conselheiro da OAB-GO, o grupo vai trabalhar com cursos de comunicação jurídica, marketing jurídico, sociologia, história, filosofia e antropologia, para que as advogadas e advogados negros tenham mais chances de competir em igualdade no mercado de trabalho.

“Vamos trabalhar com cursos para aumentar a performance dos advogados, de modo que, mesmo com as adversidades, esses profissionais possam ser bem sucedidos”, afirma Carlos André.

“É uma honra fazer parte deste momento tão importante e que será um divisor de águas na carreira dos advogados negros”, finaliza o ex-presidente da OAB, Sebastião Macalé.

Qualquer advogado ou advogada pode fazer parte do movimento. Basta inscrever-se na página (https://bit.ly/3eKX48d).