Advogado entra com ação popular para responsabilização do presidente da China pela disseminação coronavírus

Um advogado de Porto Velho (RO) entrou com ação popular na Justiça Federal do Distrito Federal para que o presidente da República Popular da China, seja condenado a indenizar o povo brasileiro pelos danos causados pela disseminação do coronavírus em território nacional. Para o causídico, Xi Jiping foi omisso em tomar medidas necessárias para evitar que o vírus, originário do território chinês, se disseminasse para o restante do mundo, inclusive no Brasil onde já contaminou quase 1 mil pessoas. À causa é dado valor de mais de R$ 5 bilhões. André Luiz Lima afirma que está acionando o Judiciário pela inércia da Advocacia Geral da União em fazê-lo.

Conforme o advogado, ele acionou a Justiça Federal porque estão sendo gastos recursos federais para evitar o alastramento da Covid-19 e tratamento de enfermos, com grandes repercussões nacionais, inclusive tendo que o Governo Brasileiro expedir vários atos com vistas a assegurar melhores condições de saúde pública ao povo brasileiro o que ocasionará em gastos que trazem graves danos ao patrimônio público.

Para André Luiz, quem deve arcar com os gastos que o governo e o povo brasileiro está tendo para se prevenir e tratar da doença é a República Popular da China, que, através de seu presidente, “como é público e notório, negligenciou e agiu com omissão quando lhe foi informado de que estava existindo um vírus de auto poder de contágio e poderia causar graves danos à saúde pública e mesmo assim não tomou as providências imediatas para evitar que o mesmo se alastrasse em mais de 170 países.

Leia a íntegra da ação aqui