Advogado é preso preventivamente por ameaçar e transferir fazenda do pai idoso para um “laranja”

Publicidade

Um advogado de Mineiros, município localizado a mais de 425 quilômetros de Goiânia (GO),  foi preso preventivamente por ordem da Justiça suspeito de enganar o próprio pai, um idoso de 91 anos, para ficar com parte de uma fazenda do genitor. Ele teria usado um “laranja” para se apropriar da propriedade rural. O Rota Jurídica não conseguiu contato com a defesa do advogado. O espaço continua aberto para manifestação.

A Delegacia de Polícia de Mineiros, responsável pelas investigações, conta que, em outubro do ano passado, instaurou inquérito visando apurar, inicialmente, a prática de crime previsto no Estatuto do Idoso. Um investigado teria subtraído, mediante fraude, parte da fazenda de seu pai, de 91 anos. Através de medidas investigativas, constatou-se que o suspeito colocou parte da terra em nome de terceiro (laranja), que foi identificado e, em seu interrogatório, confessou que não adquiriu e que apenas registrou a pedido transferência a pedido do suspeito.

Durante o curso da investigação, segundo a polícia, constatou-se que o investigado não só praticou tal apropriação, mas também ameaçava seu pai e familiares, bem como realizou obras na residência do idoso sem autorização. Nisso, o Poder Judiciário deferiu, à época, medidas cautelares diversas da prisão, determinando o seu afastamento do lar e a proibição de aproximação e contato.

Por derradeiro, foi constatado que o investigado, desafiando a decisão judicial, alugou uma casa em frente à do seu pai, continuando, portanto, a ter contato diário com o idoso. Ainda, durante o curso do inquérito, ele tumultuou o andamento, fazendo várias denúncias infundadas contra a família.

Constatadas tais circunstâncias, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do advogado e, após o deferimento, nesta segunda-feira (8), ele foi preso preventivamente.