Os moradores da região metropolitana de Goiânia terão a oportunidade de resolver seus conflitos de forma pacífica durante a 19ª Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá a partir desta segunda-feira (4) até o dia 8 de novembro nos terminais Bandeira e Isidória. Com o slogan “É tempo de conciliar”, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), disponibilizará serviços de mediação e conciliação nesses locais.
Nesta edição, estima-se que cerca de 60 mil pessoas sejam atendidas, com a meta de realizar 10 mil audiências judiciais e 5 mil procedimentos pré-processuais, promovendo uma aproximação entre o judiciário e o cidadão para resolver questões de maneira ágil e prática. A expectativa é alcançar um aumento de 10% nos acordos realizados em relação a 2023, quando foram homologados 3.491 acordos.
O presidente do TJGO, Carlos França, destacou a importância da iniciativa de levar o Poder Judiciário aos terminais de ônibus de Goiânia. “Ao aproximar o Judiciário da população, buscamos garantir o acesso à justiça e dar maior celeridade aos atendimentos processuais e pré-processuais”, afirmou. Ele também agradeceu a todos os envolvidos, em especial ao coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes Campos, ressaltando o esforço conjunto de magistrados, servidores, advocacia, Defensoria Pública, Ministério Público e parceiros como a Prefeitura de Goiânia e empresas que apoiam a Semana da Conciliação.
Os cidadãos poderão se dirigir aos terminais ou ao Fórum Cível para resolver questões de divórcio, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento e dissolução de união estável, e débitos com a Equatorial, entre outros temas. Os atendimentos ocorrerão presencialmente ou de forma on-line pelo WhatsApp (62) 99218-2532.
Débitos com a Prefeitura de Goiânia, incluindo tributos como IPTU/ITU, ITBI, ISS, e outras pendências fiscais ou não tributárias, poderão também ser negociados durante o evento. Esses atendimentos ocorrerão no prédio do Sesc/Fecomércio, mediante agendamento prévio no site da prefeitura de Goiânia.