Juíza substitui respondente de cartório, que reabre na segunda-feira

A partir de segunda-feira (2), o único cartório de Palminópolis,  município localizado a quase 97 quilômetros da capital, que engloba serviços de tabelionato de notas, protesto de títulos, documentos, imóveis e registro civil, deve reabrir em novo local e com novo interino indicado pela juíza de Turvânia, Luciana Nascimento Silva, que atende também a localidade. Trata-se de Benjamin Sobrinho de Souza, que substitui, desde a última quarta-feira (27), o interino Evaldo Pinto da Silva.

Ao Portal Rota Jurídica, a magistrada contou que o afastamento de Silva se deu, não pela existência de irregularidades na conduta do cartorário, mas, sim, em cumprimento do Decreto 525/2008, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  que determina o afastamento dos interinos para que nas unidades consideradas vagas possam atuar aprovados em concurso público, como é o caso de Palminópolis. Silva atuava em substituição ao pai, que ingresso no cargo sem concurso público.

E, como no último concurso para cartorário realizado pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) não houve interessados em atuar no Cartório de Palminópolis, a Corregedoria Geral de Justiça do Estado (CGJG), por meio da Decisão 779/2015, determinou que os juízes das comarcas indicassem um interino para atuar nas unidades. “A substituição de Evaldo Pinto da Silva nada mais foi que o cumprimento de uma ordem da Corregedoria”, explica.

“Escolhi Benjamim Sobrinho de Souza devido a boas recomendações recebidas. Ele atuou por mais de 35 anos nos serviços extrajudiciais de Caiapônia. Portanto é comprovada sua experiência na área”, afirma a juíza, que conta que todo o acervo do cartório está sendo transferido para um novo local, que deve ser aberto na segunda-feira. A transferência do acervo está sendo acompanhada por técnicos da Assessoria Correicional da CGJC, que estão no cartório para auxiliar nesse processo.