Bounaduce promete implantar Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem na OAB-GO

Da Redação

O pré-candidato à presidência da OAB Goiás, Flávio Buonaduce, anunciou nesta quinta-feira (24/09) a proposta de criação de uma Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem dentro da OAB Goiás, já a partir de 2016.

A ideia foi sugerida durante reunião hoje cedo do Observatório da Advocacia com advogados e partiu particularmente da dra. Carla Sahium (OAB: 18.198) com o argumento de que muitos casos poderão ser resolvidos com maior rapidez e eficácia com as mudanças na Lei de Arbitragem e também pelo novo texto do Código de Processo Civil – CPC.

Flávio Buonaduce acatou na hora a sugestão porque, além da maior agilidade nas soluções de pendências, “a OAB estará contribuindo para a solução da crise do Poder Judiciário, dando vazão a várias demandas tanto da advocacia como da própria sociedade, sem que seja necessária a busca da via judicial.”

Essa forma de solução de conflito tem tido grande avanço nacionalmente; hoje as Câmaras de Conciliação nas OABs já são uma realidade em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo. Segundo Carla Sahium, a medida representa pra Goiás uma abertura de mercado de trabalho: “é mais um trabalho que pode ser desenvolvido pelo advogado, é uma grande oportunidade não só aos advogados, mas também para a sociedade para solução dos conflitos, com celeridade, segurança, e especialidade. A OAB encampar essa ideia é uma forma de dar mais campo de trabalho ao advogado.

Na prática, a Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem dentro da OAB Goiás, vai poder tratar de todo o assunto que houver direito patrimonial disponível, de forma mais rápida, eficaz e normatizada,  o que garante as condições necessárias para o advogado a trabalhar.

Atualmente, essa área abrange o contingente de maior número de ações que são promovidas no judiciário. Com a vantagem de assegurar o direito das partes, cada um com seu procurador, de sentar, debater, com os respeito da autonomia da vontade.