No momento de planejar a viagem para o exterior, o primeiro passo é verificar a obrigatoriedade do visto para a entrada no país de destino.
Países pertencentes ao Mercosul, União Europeia, além de México, Rússia, Israel e Reino Unido, dispensam a emissão do visto de turista.
Entretanto, em muitos casos, é necessário planejar a solicitação e retirada do visto com antecedência, já que os prazos podem variar de acordo com critérios e exigências determinados por cada país.
Antes de embarcar, é importante certificar junto à Embaixada ou Consulado do país de destino quais os requisitos de entrada. O turista também deve verificar qual o tipo de visto (turismo, estudo ou trabalho) se enquadra ao objetivo da viagem.
Procedimentos
De acordo com a advogada Mayara Alves, realizar a tão esperada viagem aos Estados Unidos exigiu paciência e planejamento. “Há 6 anos, realizei minha primeira viagem aos Estados Unidos. Na ocasião, iniciei os procedimentos para retirada do visto de turismo com 3 meses de antecedência. Foi um procedimento burocrático, no qual preenchi formulários e apresentei diversos documentos, entre eles, o orçamento da minha viagem e o tempo de estadia”, relata.
Mayara também afirmou que precisou renovar o visto após sua última viagem realizada no ano passado. “O procedimento foi feito todo on-line e o envio do passaporte, via postal. Em menos de um mês meu visto foi renovado”, ressaltou.
Exigências
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, não é permitido ao brasileiro que queira trabalhar ou estudar no país de destino viajar com o visto de turista. Neste caso, o passageiro poderá ser preso ou até mesmo deportado.
Também é importante que o turista tenha em mãos os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade, não hesite em contatá-las.
Vale ressaltar que, embora alguns países não exijam visto para turistas brasileiros, a dispensa não serve para quem for estudar ou trabalhar.
Confira abaixo a lista com alguns dos países que exigem o visto de turista para brasileiros e algumas orientações para facilitar os trâmites antes e durante a viagem:
Afeganistão – Exigência da vacinação contra a poliomielite até um ano antes da viagem
Austrália – Vacinação contra febre amarela, passaporte com validade de pelo menos seis meses,
Cabo Verde – Portadores de passaportes brasileiros diplomáticos ou de serviço estão isentos do visto de entrada por um período de permanência de até 90 dias
Camarões – Portar carteira internacional de vacinação contra a febre amarela
Camboja – Turistas podem solicitar visto no momento de chegada “visa on arrival”
Cuba – É preciso portar seguro de viagem com cobertura de despesas médicas no País
Egito – Visto também pode ser adquirido quando da chegada no Aeroporto do Cairo, ou mesmo nos postos de fronteira
Estados Unidos – Recomenda-se planejar a obtenção do visto com vários meses de antecedência em relação à viagem, antes de adquirir passagem aérea
Índia – Turista deve portar certificado internacional de vacinação contra febre amarela
Iraque – Visto concedido pelo Consulado do Iraque no Brasil
Indonésia – Visto de turista pode ser obtido no aeroporto, desde que apresentado passaporte com validade mínima de 6 meses
Japão – Como não há vôos diretos entreo Brasil e o Japão, turistas devem prestar especial atenção às exigências de entrada ou trânsito do país no qual farão conexão ou escala aérea.
Jordânia – Contar com visto de entrada aposto no passaporte ou solicitá-lo no aeroporto, mediante pagamento de taxa adicional
Laos -Turistas ingressando no Laos por terra ou pelos aeroportos podem obter visto no momento da chegada
Mali – Portador de passaporte diplomático ou oficial está isento da exigência para ingressar no
Moçambique – Visto poderá ser obtido na Embaixada e inclusive nos aeroportos, ao custo de US$ 82,00
Nepal – Visto de turista poderá ser adquirido na chegada ao aeroporto
Quênia – Na chegada ao aeroporto o visto poderá ser adquirido com entrada válida por um período não superior a três meses
República da Guiné – Exigido certificado internacional de vacinação contra a febre amarela
São Tomé e Príncipe – É preciso fazer requerimento de autorização de entrada para então ser expedido o visto
Tanzânia – Vistos para turistas brasileiros, válidos por 90 dias são concedidos na chegada (aeroportos ou postos de fronteira). Fonte: Portal Brasil