O vereador Zander Fábio (PEN) apresentou projeto de lei que prevê que pelo menos 30% dos ônibus do transporte público de Goiânia sejam destinados exclusivamente para mulheres. Os veículos seriam todos pintados na cor rosa para facilitar a identificação e circulariam nos horários de pico, buscando evitar que as usuárias sofram algum tipo de assédio.
A proposta determina que o “Ônibus Rosa” circule nos horários de maior movimento quando há grande número de passageiros, ou seja, entre 5h e 8h, de 11h às 14h e das 17h às 20h. Pelo projeto, as mulheres podem escolher entre embarcar no transporte exclusivo para elas ou nos veículos mistos.
O texto determina que a porcentagem ideal do número de ônibus exclusivos deve ser determinada pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC – RMTC), mas que a quantidade de veículos não pode ser menor do que 30% da frota.
Meninos de até 14 anos podem usar o transporte, desde que estejam acompanhados de uma responsável. Também conforme o projeto, os motoristas devem ser preferencialmente mulheres e nenhuma taxa extra pode ser cobrada das passageiras.