Um terço dos deputados estaduais se posiciona como pré-candidato a prefeito nas eleições de 2024

Publicidade

A data de 6 de outubro está reservada para a realização do primeiro turno das eleições para prefeito e vereador em 2024. Nos municípios onde há possibilidade de segundo turno, a data é do dia 27 de outubro, último domingo do mês.

Como ocorre todos os anos, desta vez também haverá deputados estaduais que serão candidatos ao cargo de prefeito. segundo levantamento da Assembleia Legislativa de Goiás, um terço dos parlamentares estaduais já se posiciona como pré-candidato a prefeito nas eleições municipais de 2024. Confira alguns nomes que pleiteiam a pré-candidatura:

Um nome que tenta ser o candidato da base do Governo em Goiânia é o presidente da Alego, o deputado Bruno Peixoto (UB).

O deputado Renato de Castro (UB), impedido por seu partido (à época, o MDB) de concorrer à reeleição em 2020, agora tenta voltar à Prefeitura de Goianésia.

Dra Zeli (UB), que foi eleita deputada pelo PRTB, já foi cotada para ser candidata em Valparaíso de Goiás. Ela já foi vice-prefeita do município de 2017 até fevereiro 2023, quando assumiu o mandato de deputada.

Amauri Ribeiro (UB) já afirmou que foi sondado para concorrer à Prefeitura de Trindade, mas vai apoiar a reeleição do prefeito Marden Junior. Os três primeiros suplentes do UB são Rubens Marques, Álvaro Guimarães e Dr. Antônio.

Em Rio Verde, o deputado Karlos Cabral (PSB) confirma que é pré-candidato a prefeito. O primeiro suplente do PSB é o vereador Willian Panda.

Em Itumbiara, o deputado Gugu Nader (Agir) já disse várias vezes que deve ser candidato a prefeito.

Rosângela Rezende (Agir) pode ser candidata a prefeita de Mineiros, repetindo as trajetórias do seu pai, Agenor Rezende, e de sua mãe Laci. Os suplentes do Agir são Fellipe Eduardo Faria Fonseca e Gilmar Alves.

Em Anápolis, o deputado Antônio Gomide (PT) é pré-candidato a prefeito (ele já foi prefeito de 2009 a 2014) e o deputado Amilton Filho (MDB) pode ser candidato na cidade ou poderá ceder a vez para o suplente de deputado federal Márcio Correa (MDB).

Issy Quinan (MDB), que foi prefeito da cidade de Vianópolis de 2013 a 2020, pode entrar novamente na disputa.

Em Inhumas, Lucas Calil (MDB) pode ser candidato. Os suplentes do MDB são, pela ordem, Thiago Albernaz, Francisco Oliveira e Henrique Arantes. Já os dois primeiros suplentes do PT são Fabrício Rosa e a vereadora Kátia Maria.

Ex-prefeito de Santa Bárbara de Goiás e de Trindade, o deputado Dr. George Morais (PDT) é novamente pré-candidato à Prefeitura de Trindade (ele foi prefeito no município de 2001 a 2008). O suplente pedetista na Alego é o vereador Marinho Câmara.

O deputado Gustavo Sebba (PSDB) é pré-candidato à Prefeitura de Catalão e deve ter como adversário o ex-prefeito Velomar Rios ou o deputado estadual Jamil Calife (PP). A suplente de Gustavo é Eliane Pinheiro (PSDB) e o suplente de Jamil é o vereador Magrão, da Rádio Clube (PP).

Datas

Vence no dia 5 de abri o prazo para candidatos mudarem de partido político ou transferirem domicílio eleitoral mirando a eleição de 2024. Após o período do alistamento, a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição. Portanto, a partir de 9 de maio, o cadastro estará fechado.

Pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo a partir de 15 de maio de 2024. No entanto, não poderão ainda fazer pedidos de voto. Já as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos às prefeituras e vereadores poderão ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto de 2024.

Conforme ocorre desde a eleição de 2016, a propaganda gratuita no rádio (e de TV, nos municípios onde houver) será exibida nos 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno. Dessa forma, a exibição deverá começar em 30 de agosto e se encerrará em 3 de outubro. Fonte: Agência Assembleia de Notícias