TRT-GO é finalista em prêmio nacional com três iniciativas sobre descarbonização e sistema de precedentes

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT de Goiás) está entre os finalistas do 2º Prêmio Cooperari – Estratégias para Evoluir, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Três iniciativas do Regional goiano foram selecionadas para a fase final da premiação e agora concorrem na votação aberta ao público segue até o dia 9 de maio de 2025.

O objetivo do Prêmio Cooperari é identificar e valorizar práticas inovadoras da Justiça do Trabalho. As iniciativas selecionadas na votação pública têm potencial de integrar o Plano Estratégico da Justiça do Trabalho e de serem adotadas por outros tribunais em todo o país, promovendo melhorias na gestão e na eficiência dos serviços judiciais. Ao reconhecer experiências bem-sucedidas, o prêmio estimula o trabalho colaborativo e a disseminação de soluções que fortalecem o Judiciário trabalhista.

Veja abaixo as três iniciativas selecionadas:

Plano de Descarbonização – Justiça Carbono Zero

Parceria do TRT-GO com o MPT e a Prefeitura de Pontalina para recuperação ambiental da bacia do Rio Meia Ponte. O projeto prevê o plantio de 18 mil mudas de espécies do cerrado na região da bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte, que passa nos municípios de Pontalina e Morrinhos, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e melhoria da qualidade da água. Para ver a notícia sobre esse projeto, clique aqui.

Comissão de aperfeiçoamento de precedentes

Grupo formado por representantes de todos os gabinetes do TRT-GO, que atua na análise de temas para uniformização da jurisprudência (IRDR, IAC, súmulas) e na capacitação de servidores. Após sua criação, a comissão foi responsável por 22,92% dos IRDRs instaurados e elevou o número de processos finalizados de 11 para 191, com ganhos em agilidade, redução de erros e custos, e maior satisfação dos usuários. Para saber mais sobre a comissão, clique aqui.

Sistema Hermes – comunicação de jurisprudência

Desenvolvido pela STI em parceria com a Coordenadoria de Precedentes e Jurisprudência, o Sistema Hermes automatiza o envio de acórdãos da 2ª para a 1ª instância, otimizando a comunicação entre magistrados e fortalecendo a uniformização da jurisprudência. Inspirado no mensageiro da mitologia grega Hermes, o sistema permite configurar a periodicidade dos envios dos acórdãos às varas do Trabalho (semanal, mensal), substituindo o envio manual antes praticado no tribunal, o que acelera o fluxo de informações e contribui para decisões mais alinhadas com o entendimento do 2º grau.

Como votar

A votação é aberta a servidores, magistrados, advogados e a toda a sociedade. Acesse a página de votação neste link até o dia 9 de maio, conheça as iniciativas do TRT-GO selecionadas e dê sua contribuição. As melhores iniciativas receberão o Selo Prêmio Cooperari em evento nacional e poderão ser incorporadas ao Plano Estratégico da Justiça do Trabalho. Fonte: TRT-GO