
Em solenidade realizada no último dia 28 de abril, a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) deu posse aos novos membros do Conselho Nacional da Advocacia Criminal (CNAC), entre eles três representantes do Estado de Goiás. A cerimônia foi conduzida pelo presidente nacional da entidade, Sheyner Yásbeck Asfóra, e pela vice-presidente, Adriana Spengler.
Foram empossados o advogado Alex Neder, atual presidente da Abracrim Goiás; Danilo Marques Borges, ex-diretor institucional da seccional goiana da entidade; e Rodrigo Faustino de Souza, atual presidente da Comissão de Prerrogativas da Abracrim Goiás.
O Conselho Nacional da Advocacia Criminal é um órgão institucionalizado pela Abracrim para tratar de assuntos que afetam a advocacia criminal em âmbito nacional. Ele é composto por representantes de cada estado, com a função de analisar, discutir e deliberar sobre questões como aviltamento de prerrogativas e desrespeito aos profissionais da área.
Ao comentar a posse, o presidente da Abracrim-GO, Alex Neder, destacou a relevância da participação goiana no CNAC, reforçando o protagonismo da seccional no cenário jurídico nacional. “Mais uma vez, a Abracrim Goiás ganha relevo e destaque institucional. Estamos honrados com a missão de contribuir com os debates e decisões que impactam a advocacia criminal em todo o país”, afirmou.
Os empossados
Alex Neder é advogado criminalista e consultor jurídico com mais de 30 anos de atuação. É responsável pela implantação da seccional da Abracrim em Goiás. Possui mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões, em Portugal (com reconhecimento no Brasil), além de diversas pós-graduações nas áreas de Direito Público, Direito Penal, Processo Penal, Ciências Penais e Docência. Também atua como palestrante e escritor.
Danilo Marques Borges é advogado criminalista e professor universitário da Universidade de Rio Verde (UniRV), nas disciplinas de Direito Penal e Processo Penal. É doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
Rodrigo Faustino de Souza é advogado criminalista, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal, especialista em marketing e posicionamento jurídico estratégico, e preside atualmente a Comissão de Prerrogativas da Abracrim Goiás.