O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizará, em breve, o 3º Processo Seletivo para contratação temporária de juízes leigos — profissionais que atuam no apoio às magistradas e aos magistrados no Sistema dos Juizados Especiais. A seleção será organizada pelo Instituto AOCP, com contrato já firmado, conforme os critérios estabelecidos na Resolução TJGO nº 43/2015.
“A realização deste processo seletivo é essencial para garantir a continuidade dos serviços prestados pelos Juizados Especiais, permitindo que a população tenha acesso a uma Justiça mais célere e eficiente”, destacou o presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim.
Já o 2º vice-presidente do TJGO, desembargador Gerson Santana Cintra, coordenador do Sistema dos Juizados Especiais, ressaltou a relevância da nova seleção para o bom funcionamento da Justiça. “Os juízes leigos são fundamentais para assegurar a celeridade e a eficiência nos Juizados Especiais, contribuindo diretamente para a tramitação dos processos e para a entrega mais ágil da prestação jurisdicional à sociedade.”
Transparência e eficiência
Responsável pela formalização do contrato com o Instituto AOCP, o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, também destacou a importância da seleção para o aperfeiçoamento da estrutura judiciária. “A contratação do Instituto AOCP seguiu rigorosos critérios administrativos e jurídicos, garantindo transparência e eficiência no processo seletivo dos juízes leigos. Esses profissionais são indispensáveis para o andamento das demandas nos Juizados Especiais”, afirmou. Rodrigo ainda ressaltou a experiência da banca na condução de certames públicos.
De acordo com o contrato firmado, o processo seletivo contará com a aplicação de prova objetiva, além de outras etapas classificatórias, conforme será detalhado no edital. O Instituto AOCP será responsável por todas as fases do certame, desde a inscrição dos candidatos até a publicação do resultado final.
Quem pode participar?
Os juízes leigos desempenham papel relevante no atendimento à população nos Juizados Especiais, atuando na resolução de conflitos de menor complexidade. Para concorrer às vagas, os candidatos deverão atender aos requisitos que serão especificados no edital a ser divulgado.