O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) apresentou, nesta quarta-feira (23), o projeto “ANA fala com você”, uma assistente virtual integrada ao programa de linguagem simples da instituição, denominado “Simples e Fácil”. O objetivo do projeto é simplificar o acesso à informação judicial, utilizando inteligência artificial para oferecer duas funcionalidades principais: Consulta de Processos e Perguntas Frequentes (FAQ).
A Consulta de Processos permite aos usuários acompanhar o andamento de seus processos e acessar um resumo direto pelo chatbot. Um diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de o usuário receber as informações em áudio, tornando o processo mais acessível e inclusivo.
Já o FAQ (Perguntas Frequentes) foi desenvolvido para esclarecer as dúvidas mais comuns da população sobre o Judiciário goiano. A ferramenta permite que o usuário faça perguntas de maneira simples e direta, como “Como consultar um processo?”, recebendo respostas claras e objetivas. Além disso, o sistema oferece informações sobre o acesso à ouvidoria, atendimento ao cidadão, emissão de certidões e outras questões relacionadas aos serviços prestados pelo tribunal.
Facilidade no acesso à Justiça
O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, destacou a relevância da nova tecnologia: “com a ANA, estamos proporcionando um acesso mais fácil e eficiente aos serviços do tribunal, reforçando nosso compromisso de estar cada vez mais próximo da população e tornando a Justiça mais compreensível para todos.”
A juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza, coordenadora do Programa “Simples e Fácil”, também ressaltou o impacto da iniciativa: “Esse projeto reforça nosso compromisso em tornar os termos judiciais mais claros e acessíveis, ajudando a população a compreender melhor seus direitos e os procedimentos judiciais.”
Disponibilidade e compromisso com o cidadão
A secretária-geral da Presidência do TJGO, Dayhenne Mara Martins Lima Alves, destacou a praticidade da ferramenta: “O chatbot no site do TJGO demonstra nosso compromisso em facilitar o acesso à informação, garantindo que ela seja não só acessível, mas também compreensível.”
Antônio Pires, diretor de Inteligência Artificial, Estatística e Ciência de Dados do TJGO, enfatizou o avanço tecnológico proporcionado pela ANA: “A implementação da assistente virtual representa um passo importante para integrar a inteligência artificial no cotidiano do Judiciário, reduzindo a barreira da linguagem jurídica complexa.”
Reconhecimento e parceria institucional
Lançado em resposta ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, promovido pelo STF e CNJ, o programa “Simples e Fácil” já rendeu ao TJGO o Selo de Linguagem Simples 2024, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça. O projeto, liderado pela Diretoria de Planejamento e Inovação do TJGO, conta com a parceria da Diretoria de Inteligência Artificial e do Centro de Comunicação Social, além de ter sido desenvolvido no Laboratório de Inovação – Inovajus.