TJ de Goiás implementa ferramenta de consulta pública de audiências no Projudi

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) implementou uma nova funcionalidade no Sistema Processual Eletrônico Projudi: o Painel de Consulta Pública de Pauta de Audiências. A ferramenta, desenvolvida pela Diretoria de Soluções em Tecnologia da Informação (DSTI), permite o acesso aberto, em tempo real, às informações relativas às audiências judiciais.

Com a medida, qualquer cidadão pode consultar a pauta de audiências de forma simples e direta, inclusive sem necessidade de login no sistema. Estão disponíveis dados como a pauta do dia, horários, instância, tipo e status das audiências.

O presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a transparência e a eficiência. “A ferramenta confere transparência, celeridade e eficácia à prestação jurisdicional, ao permitir que partes, advogados, defensores públicos e promotores de Justiça acompanhem em tempo real as informações das audiências”, afirmou. O magistrado também ressaltou os benefícios da funcionalidade para a gestão processual das unidades judiciárias.

Para o 2º vice-presidente do TJGO, desembargador Gerson Santana Cintra, que coordena o Sistema dos Juizados Especiais e das Turmas Recursais, o painel representa um avanço relevante no acesso à informação por parte dos usuários do sistema de justiça. “A ferramenta foi desenvolvida para que qualquer cidadã ou cidadão possa consultar a pauta de audiências definida pela unidade judiciária competente”, explicou.

O juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Gustavo Assis Garcia, responsável pela área de Tecnologia da Informação, frisou que a funcionalidade também atende ao público acadêmico, que utiliza dados do Judiciário em pesquisas e estudos. “A ferramenta contribui para maior transparência e eficiência na gestão processual”, destacou.

A proposta de criação da funcionalidade foi apresentada pelo atual corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira, durante sua atuação como coordenador dos Juizados Especiais. A ideia surgiu no painel “A tecnologia a serviço dos Juizados Especiais”, durante a 54ª edição do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), realizada em novembro de 2023.

O acesso à nova ferramenta pode ser feito diretamente no Projudi, por meio do ícone de lupa, na opção “Consulta Audiências/Sessões”.