Temporários terão 17 mil vagas até o final do ano

A pouco mais de dois meses do Natal, quem pretende conseguir uma vaga de trabalho temporário para este fim de ano, o período de caça já começou. E, ao contrário dos outros anos, podem faltar interessados nas 17 mil vagas que vão surgir em Goiás. As informações são do jornal O Hoje.

Segundo informações da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), no ano passado, foram contratados em todo o Estado 16.620 pessoas no final do ano e a expectativa é de que haja um crescimento de 2,8% sobre esse total. Isso em todas as áreas do comércio varejista e de serviços. Em todo o Brasil é esperada a contratação de 200 mil trabalhadores temporários só para o comércio e setor de serviços.

O presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos, diz que a expectativa de vendas para este ano no comércio é 4,8% a mais que as de 2012. Porém, os empresários poderão tem um pouco de dificuldade para preencher as vagas, uma vez que a taxa de desemprego no Brasil está na faixa dos 5%.

Empreendimentos
A situação goiana é um pouco mais complicada, pois além das vagas comuns desta época do ano, novos empreendimentos estão em fase de inauguração e outros estão sendo ampliados, como shoppings centeres e lojas que vão fazer contratações efetivas, além dos temporários. Evaristo explica ainda que o comércio em Goiânia ganhou fôlego nos meses de julho e agosto e teve um bom desempenho. “A expectativa é de que o Natal tenha excelentes vendas, mas não vejo como aumento faturamento sem aumentar o número de temporários e não está fácil”, ressalta.

Um pouco mais tímida é a expectativa do Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas). Segundo estimativa da entidade é esperada a contratação de 4 a 5 mil temporários para o próximo Natal e até 14 mil trabalhadores para todo o Estado. De acordo com o presidente, José Carlos Palma, o cenário não é dos mais animadores, haja vista que os lojistas além competirem entre si pela melhor mão de obra, têm que competir com os informais que por não pagarem encargos podem oferecer salários mais altos. “Quem pode tem feito o possível para segurar seus bons funcionários na equipe e a dica de ouro para os temporários é que se esforcem, seja pró-ativos, interessados pelo trabalho, assim a chance de ser efetivado é aumenta de forma considerável”, ressalta.

A vendedora Samara Pereira da Silva, passou de temporária a efetiva na empresa em que trabalha em poucos dias. Ela conta que já trabalhava em uma loja do shopping, mas se interessou pela vaga temporária em um quiosque, o l Love unhas, especializado em esmaltes e produtos para unhas. Ela abriu mão do emprego efetivo e foi para o temporário, o resultado das vendas foi tão bom que resolveram contratá-la, antes mesmo da vendedora completar um mês de casa. “O resultado foi melhor que o previsto, pois não esperava ser contratada tão rápido. Agora, minha expectativa é vender bastante no Natal.” As dicas da vendedora para quem quer ser efetivado é ser dedicado, interessado e se esforçar para ter os melhores resultados possível.

Vagas para estágio e aprendizado

Para quem quer fechar o ano em um trabalho efetivo que não seja temporário, o Sine Goiás, oferece 96 vagas que vai do auxiliar de limpeza ao recepcionista de hotel, além de vendedor, garçom, marceneiro entre outros. Essas vagas são referentes a segunda-feira (14), o Sine não pode divulgar o número de vagas temporárias existente no banco de dados do órgão. Os interessados devem procurar a Casa do Trabalhador, que fica na Rua 3, nº 926, Centro de Goiânia.

Para quem ainda não é técnico, não tem experiência, mas quer se inserir no mercado de trabalho, o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) oferece 40 vaga para menores aprendizes. As vagas estão distribuídas em Goiânia, Anápolis e Rio Verde. Para o estágio há 250 vagas disponíveis em Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Itumbiara, para os estudantes do ensino médio, curso técnico e para quem está na faculdade. Para entrar em contato com a equipe do Ciee, ligue no (62) 4005-0750 ou pelo endereço eletrônico: www.ciee.org.br