Sindifisco prepara mobilização contra pagamento de honorários aos procuradores do Estado

Publicidade

Na próxima terça-feira (26), o Sindicato dos Auditores Fiscais de Goiás (Sindifisco) darão início a mobilização da categoria. Dentre as ações propaladas pelos auditores está o boicote à atividades do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) e investigação acerca da atuação dos Procuradores do Estado nas ações judiciais em defesa do Estado de Goiás. Além disso, eles questionam o pagamento de honorários em processos tributários ajuizados, negociados e recebidos administrativamente dos Procuradores do Estado de Goiás.

Em comunicado, a Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg) o Sindifisco ataca verba legítima percebida por outra categoria, mas não expõe à sociedade o motivo de os auditores perceberem verba indenizatória sem comprovação do porquê da sua existência, pagas com recurso do Tesouro e sobre a qual não recolhem imposto de renda. A justiça fiscal propalada pelo Fisco tem se traduzido em benefícios aos sonegadores em detrimento do interesse social.

Além disso, para a Apeg, a mobilização ocorre em retaliação a levantamento em curso realizado pelos Procuradores do Estado que visa identificar todos os processos relativos a grandes devedores do Estado que prescreveram sem que houvesse a devida atuação por parte do Fisco estadual. Somente a Procuradoria do Estado atua na recuperação de créditos públicos. “Em resumo, os auditores, ao promoverem tal mobilização, atuarão em defesa dos sonegadores, ao invés de se colocarem como parceiros de demais carreiras que atuam na recuperação de créditos devidos ao Estado de Goiás, para que sejam estes aplicados em políticas sociais”, diz a nota.