SGE do TJGO lança portal para consulta de despesas do Judiciário

A Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) lançará o portal SGE Transparência, onde será possível qualquer cidadão consultar os custos do Poder Judiciário de Goiás. O programa já está em funcionamento há dois meses, mas somente para consulta dos magistrados e servidores. A SGE informou que daqui a uma semana ele poderá ser acessado também pelo público, no site do TJGO.

O portal de transparência da SGE oferece três tipos de informações, um relacionado com os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); outro para Processos Judiciais e Administrativos, onde é possível verificar informações sobre o Processo Administrativo Digital (PROAD), processos de segundo grau e da Corte Especial; e o último relacionado com a Gestão Administrativa, dispondo de planilhas sobre os gastos do TJGO com consumo de água, energia, telefonia, contratos, frotas de veículos, etc.

Antes de os dados se tornarem públicos, eles estão sendo validados pelas unidades responsáveis, para que todas as inconsistências sejam corrigidas. Para o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marque Filho, os dados que serão disponibilizados são públicos, “todos os cidadãos têm o direito de acompanhar, fiscalizar e até denunciar qualquer desvio dentro do Poder Público e Judiciário”, afirmou. “É importante para mostrar à comunidade qual o custo do Judiciário nessas áreas específicas, inclusive, para eu mesmo ficar sabendo quanto é gasto em uma comarca, avaliando seu custo-benefício”.

Use somente o que você precisa

Combinado com o SGE Transparência, a Presidência e a SGE estão lançando o projeto “Use somente o que você precisa!”, para estimular a economia consciente no Tribunal de Justiça. A intenção é que todas as comarcas possam aderir ao programa, reduzindo os consumos do Poder Judiciária com água, energia e telefonia.

Gilberto Marques Filho informou que o prédio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás já adotou medidas para racionamento, desligando todas as luzes ao anoitecer, recomendando a mesma atitude a todos os outros fóruns. Além disso, foram expedidos ofícios aos diretores do foro de todas as comarcas para que tomem providências a fim de minimizar os custos. “O Poder Judiciário tem que ter responsabilidade para procurar minimizar essa dificuldade econômica. Estamos contando com a contribuição de todos os integrantes do Tribunal, sempre pedindo empenho para que, junto à presidência, seja possível diminuir esses custos, e com isso colaborar com a economia do Estado”, explicou.

De acordo com Cássia Aparecida de Castro Alves, secretária de Gestão Estratégica do TJGO, a ferramenta da SGE Transparência ajudará a conseguir bons resultados nesta campanha, uma vez que será possível acompanhar e monitorar os gastos das comarcas. “Em função do SGE Transparência, na gestão administrativa, vem a economia de recursos”. Fonte: TJGO