Seminário na OAB-GO discute tráfico de pessoas

Teve início na manhã desta quinta-feira (19) o II Seminário Estadual de Direitos Humanos, que está sendo realizado no auditório Eli Alves Forte, na sede da OAB-GO. O evento tem como tema Tráfico de Pessoas: Prevenção, Acolhimento e Repressão e conta com palestras e painéis temáticos ao longo do dia.

O vice-presidente da seccional, Sebastião Macalé, participou da cerimônia de abertura e destacou o papel da instituição na busca pela cidadania. “O inciso segundo da Constituição brasileira fala da cidadania, e é exatamente isso que vamos discutir aqui hoje. As portas da OAB estarão sempre abertas à discussão de temas relacionados à cidadania e à democracia.”

O diretor-adjunto da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO Tobias Nascindo Amaral ressaltou a importância do tema do seminário. “É um assunto ao mesmo tempo tão antigo e tão atual. A escolha do tema foi de um brilhantismo muito grande, pois pensamos que é uma realidade distante, mas é um problema muito mais próximo do que imaginamos. As soluções para essa questão são pouco debatidas, mas nós estamos aqui para discuti-las.”

A secretária de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), Gláucia Teodoro Reis, salientou a importância da parceria entre a seccional e a secretaria. “Quando buscamos a OAB-GO para a realização do seminário, sabíamos que estávamos procurando a instituição correta pela luta histórica da Ordem em defesa dos Direitos Humanos.” Gláucia falou ainda sobre o objetivo do seminário e a relevância do tema. “O tráfico de pessoas é um grave crime que assola o nosso país. Em nosso estado é grande o tráfico de mulheres e trabalhadores rurais para trabalho forçado, então devemos discutir a fundo este tema em Goiás. Daí a importância de realizar este seminário para prevenir esse tipo de crime.”

A abertura do evento contou ainda com a presença das presidentes das Comissões da Mulher Advogada da OAB-GO, Valquíria Imolési Aguiar, de Direitos Humanos, Mônica Araújo de Moura, de Direito Homoafetivo (CDHom), Chyntia Barcellos, além do conselheiro seccional Alexandre Prudente e da membro da CDHom, Cristiana Magalhães de Oliveira.

A conferência de abertura teve o tema Tráfico de Pessoas – Uma Violação de Direitos, e foi ministrada pela diretora do Departamento de Justiça, Classiicação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça, Fernanda Alves dos Anjos. No período da tarde ocorrerão as seguintes palestras: Criminalização e Ações Para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Goiás, Enfrentamento à Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas e O Trabalho Escravo em Goiás. Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO