As forças de segurança pública de Goiás deram início na madrugada desta segunda-feira, dia 31, a uma série de ações de combate à criminalidade em Goiânia e Região Metropolitana. A operação, denominada Guardião e sem data para o encerramento, ocorre de forma integrada e contará com atuação das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO), Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-GO), Agência Prisional, dentre outros.
As ações tiveram início às 6 horas no pátio da Academia da Polícia Militar, em reunião com a presença do vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton. Na oportunidade, todas as corporações envolvidas receberam as orientações. De acordo com o comandante-geral da PMGO, Coronel Divino Alves, a operação visa a atuação preventiva e ostensiva, com a realização de bloqueios em pontos estratégicos da Capital e Região Metropolitana, abordagens a veículos e pessoas em atitude suspeita.
O comandante informa, ainda, que todas as forças especiais da PMGO participarão da operação. A exemplo do Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAer), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPMChoque), Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMAmb) e Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
As ações integradas entre as diversas forças de segurança do Estado conjugam uma determinação do secretário de Segurança Pública, que além dos esforços comuns no combate à criminalidade, defende investimentos também nos serviços de inteligência com a finalidade de antecipar às ações delituosas e evitar principalmente crimes contra a vida e aos patrimônios público e privado.