Secretário do Tocantins visita complexo prisional para conhecer reintegração social por meio do trabalho

A Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS) recebe nesta sexta-feira (14) a visita técnica do secretário de Estado de Defesa Social do Tocantins, Nilomar dos Santos Farias. O secretário do Tocantins pretende conhecer, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, os trabalhos de reintegração social  realizados pela Secretaria em parceria com empresas privadas,  sobretudo o Programa Esperança Pólo Industrial (Pepi). Nilomar dos Santos Farias pretende  implantar iniciativas semelhantes no Sistema Penitenciário do Estado do Tocantins.

Pepi

O Pepi foi lançado pelo governador Marconi Perillo, em setembro de 2012, e está em fase da estruturação de recursos que serão aplicados nas obras dos galpões. Serão 20 galpões de mil m² cada um que serão construídos em uma área de 28 mil m² entre a Casa de Prisão Provisória (CPP) e a Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG). Os galpões vão abrigar empresas da iniciativa privada de vários ramos de produção e serão suficientes para o emprego de até 100% dos presos do Complexo, hoje somados em quatro mil presos. O programa prevê ainda a instalação de um galpão escola/unidade de saúde.

Referência

O trabalho é uma das maiores ferramentas implantadas pela SAPeJUS para a reintegração social dos reeducandos. No Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia são desenvolvidas 13 atividades laborais, algumas delas com nove empresas particulares, empregando mil e 200 reeducandos.

Atualmente, 32% dos presos do estado trabalham e/ou realizam uma atividade laboral, de acordo com a Superintendência de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria. O Estado de Goiás, inclusive,  é referência nacional para o sistema carcerário brasileiro no que diz respeito à empregabilidade de reeducandos, de acordo com o site do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), do Ministério da Justiça. Enquanto que em Goiás o índice é de 32%, a média nacional de empregabilidade é de 10%. O sistema carcerário goiano tem sido visitado por diversos outros secretários estaduais de Justiça do País, em busca da experiência,  e alvo de uma matéria sobre o assunto na  TV japonesa NHK – Japan Broadcasting Corporation.