Em comemoração ao Mês da Mulher, a Secretaria da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública lança a ‘Patrulha Maria da Penha’, no Palácio das Esmeraldas, no Salão Gercina Borges, nesta terça-feira, às 8h30. O governador Marconi Perillo e a primeira-dama Valéria Perillo, madrinha do projeto, estarão presentes na solenidade.
A Patrulha Maria da Penha é composta por equipes de policiais militares femininas que irão promover preventivamente o atendimento qualificado às ocorrências de violência doméstica e familiar, apoiando o cumprimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei 11.340/2006 – Maria da Penha.
A ação prevê ações preventivas (antes), durante e depois dos casos de violência doméstica e familiar, sempre coordenadas pelas Polícias Militar, e Civil, Superintendência Executiva de Administração Penitenciária e Superintendência da Polícia Técnico-Científica. Inicialmente, o projeto será implementado na região Noroeste de Goiânia, que tem registrado altos índices de casos de violência contra a mulher. Posteriormente, a Patrulha Maria da Penha será ampliada para atender outros bairros da capital, além de outros municípios do Estado.
Campanha
Este ano, a campanha publicitária da Secretaria Cidadã tem como mote a educação não sexista. O tema “Nós não queremos apenas flores. Queremos ser ouvidas – 8 de março, Um dia de luta, 365 de igualdade” pretende desmistificar estigmas sociais de gênero. “A mulher deve, sim, lutar por seus direitos, sem perder sua sensibilidade. A data (8 de março) é um emblema e nosso trabalho deve ser cotidiano a fim de diminuir as diferenças”, afirma Lêda Borges, secretária. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Secretaria Cidadã irá desenvolver, durante mês de março, inúmeras atividades alusivas a data.
Abrindo as comemorações do mês da mulher, a Exposição Fotográfica “Eu não sou o que me falta” da fotógrafa Kika de Castro, e “O Olhar da Arte na condição feminina” de diversos artistas goianos, estará no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), de 02 a 09 de março. A parceria entre Secretaria Cidadã e TJ-GO. No dia 06 de março, a comemoração para as servidoras da pasta, que recebem homenagem com apresentação cultural e café manhã na sede da Secretaria no Setor Leste Universitário.
Durante todo o mês acontecem palestras e rodas de conversas na capital e no interior do Estado, ministradas por equipe multidisciplinar de psicólogos, advogados, assistentes sociais, além de superintendentes e secretária Lêda Borges, abordando temas como Políticas Públicas para as Mulheres, e também a “Educação não Sexista”, tema da campanha publicitária deste ano.
A Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres do Campo e da Floresta irá percorrer vários municípios do interior goiano, e, levarão além dos serviços de atendimento e orientação jurídica, psicologia e de assistência social, uma mensagem especial para as mulheres rurais, neste mês tão importante.
Fonte: Secretaria Cidadã