Ronaldo Caiado sanciona lei que concede Título de Cidadão Goiano a Sergio Moro

Aprovada na Assembleia Legislativa, foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), e publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (21), a Lei nº 20605/19, que concede o Título Honorífico de Cidadão Goiano ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

A outorga foi uma iniciativa do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), que apresentou o processo legislativo em Plenário, no dia 13 de março de 2019, com o intuito de prestar a homenagem em reconhecimento pelos relevantes que o ministro da Justiça tem prestado ao Brasil e à democracia.

Sergio Fernando Moro é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, mestre e doutor pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em crimes financeiros. Tornou-se juiz federal em 1996 e conduziu casos como o escândalo do Banestado e a Operação Farol da Colina, mas foi em 2014, com a Operação Lavajato – o maior caso de corrupção e lavagem dinheiro no Brasil – que ganhou notoriedade nacional e internacional.

Em 2017 sentenciou pela condenação do ex-presidente da República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, bem como de outros políticos, parlamentares, empresários e diretores de grandes corporações brasileiras, como a estatal Petrobras e a empresa privada Odebrecht.

Obteve, também, expressiva participação auxiliando a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber no caso do mensalão em 2012. Em 2019, foi nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública pelo presidente eleito Jair Messias Bolsonaro (PSL-RJ) e, recentemente, apresentou importante projeto de lei anticrime que visa combater a corrupção, crimes violentos e o crime organizado.

A assessoria do deputado Delegado Humberto Teófilo informou que ainda não há data definida para a solenidade de entrega do Título, mas que já trabalha em uma agenda com os assessores do Ministro da Justiça para realização da solenidade.