Recadastramento biométrico:Em Goiás, 84% vão estar aptos a votar

A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) tomou a decisão de não prorrogar o prazo do recadastramento biométrico, que se encerra dia 14 em todo o País. Levantamento do último dia 3 aponta que dos 22 municípios que passam pelo processo de recadastramento em Goiás, 14 ultrapassaram 80% de eleitores cadastrados pela biometria. Aparecida de Goiânia, com 72,41%, ainda é o mais atrasado, mas a estimativa do TRE é de que o município deva chegar a 80% até a próxima sexta-feira. Goiás deve encerrar o recadastramento biométrico com 84% de eleitores aptos a votar por identificação digital.

O eleitor que não comparecer aos postos de atendimento até dia 14, terá o título cancelado, o que, além de impedi-lo de votar nas eleições deste ano, implica em outras consequências, como impedimento para tirar passaportes, matricular-se em universidades públicas e receber benefícios sociais. Segundo o coordenador-geral da biometria em Aparecida de Goiânia, Breno Prado, o município tem seis postos de atendimento, mas a procura tem sido baixa. “Apesar de termos aberto muitos postos, a população não atendeu ao chamado”, expôs.

Em decorrência da falta de demanda, o TRE ainda não decidiu se deverá intensificar os horários de atendimento nos postos. Dois deles, os dos shoppings Portal Sul e Buriti, funcionam até as 22 horas. Os demais, em horário comercial. O levantamento aponta, ainda, que os eleitores entre 24 e 25 anos representam o maior grupo no perfil eleitoral de Goiás.