Tramita no Parlamento goiano uma proposta para instituir, aos servidores públicos estaduais, um curso em “Suporte Básico de Vida” (CSBV), ou seja, suporte de primeiros socorros médicos. O Projeto nº 2042/23, assinado por Karlos Cabral (PSB), está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda distribuição para análise de um dos membros.
O objetivo da iniciativa é que os servidores públicos aprendam, de forma correta e segura, como lidar com situações de emergência e urgência médicas que exijam intervenções rápidas até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e/ou suporte especializado.
Propõe-se que o CSBV tenha periodicidade anual, sendo realizado por profissionais cedidos pela Secretaria de Estado da Saúde, Corpo de Bombeiros ou Samu. Além disso, prevê que os estabelecimentos de ensino de educação da rede pública, assim como os edifícios nos quais estão instalados estejam autorizados a destinar espaços específicos para execução das ações previstas e a manter, em suas dependências, kits de primeiros socorros, manuais de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas.
Karlos Cabral explica que o treinamento pleiteado ensinará técnicas de salvamento para ajudar as vítimas de males que podem ter o agravamento prevenido por meio de primeiros socorros.
O conteúdo programático deverá ser ministrado, em forma de atividades educativas e palestras, de acordo com o disposto no Protocolo de Suporte Básico de Vida, editado pelo Ministério da Saúde. Conforme o texto, todos os participantes receberão um certificado e a relação de todos os profissionais treinados, bem como os respectivos horários de trabalho, que deverão ser afixados em local visível de cada entidade de ensino e de acesso público. Fonte: Agência Assembleia de Notícias