Procuradora de Justiça Ivana Farina é eleita para Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás

A procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO) Ivana Farina Navarrete Pena foi eleita nesta quinta-feira (24/8) para compor a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag). Além dela, foram escolhidas na mesma votação Cláudia Carvalho Machado e Goiana Vieira da Anunciação. Havia três cadeiras em disputa e ainda será definida qual das cadeiras será ocupada por cada uma das eleitas.

Ivana Farina se inscreveu para uma das vagas a partir do edital, publicado em 23 de junho. Na inscrição, destacou os trabalhos e obras publicadas no âmbito da literatura jurídica, como artigos, teses, livros, capítulos em livros e textos em jornais em revistas, além de participações em bancas, o que foi avaliado no processo eleitoral. A procuradora destaca que as últimas obras publicadas estão relacionadas à equidade de gênero e à participação feminina nos mais diversos espaços de poder e de produção cultural.

“Para mim, representa uma grande honra a admissão do meu nome para integrar uma casa de elevadas tradições culturais e artísticas. Minha intenção é contribuir com os objetivos da academia, sobretudo na produção e difusão da cultura e do conhecimento”, avaliou Ivana Farina.

Fundada em 1969 por Rosarita Fleury, Ana Braga e Nelly Alves de Almeida, a Aflag tem por objetivo “incentivar e apoiar a Literatura e as Artes no Estado de Goiás e no Brasil, trabalhar pela cultura e pelo aprimoramento da língua pátria, cooperar com a produção e divulgação artística em seus diversos segmentos, e preservar, para as gerações atual e futura, a memória das patronas e das acadêmicas”. Fonte: MPGO