O procurador de Justiça Paulo Sérgio Prata Rezende foi o candidato mais bem votado na eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça de Goiás, com 223 votos. O resultado final da votação no Ministério Público de Goiás (MPGO), realizada nesta sexta-feira (3/2), foi proclamado pela Comissão Eleitoral às 17h02, na sala do Colégio de Procuradores de Justiça.
O promotor de Justiça Cyro Terra Peres foi o segundo mais votado, com 214 votos, enquanto o promotor Carlos Vinícius Alves Ribeiro conquistou 189 votos. Os três integrarão a lista tríplice a ser encaminhada ao governador Ronaldo Caiado, a quem cabe a nomeação do chefe do Ministério Público para o biênio 2023-2025.
O escolhido vai suceder Aylton Flávio Vechi, que ocupa o cargo por dois mandatos sucessivos. Em fevereiro de 2019, ele foi o escolhido por Caiado. Ele era terceiro mais votado na lista tríplice formada pelo membros do MP. Na época, o mais votado da listagem foi Benedito Torres Neto, que era o PGJ, e o segundo colocado foi o promotor de Justiça Carlos Alberto Fonseca.
Em 2021, Vechi foi reconduzido ao cargo em eleição que participou como candidato único. Ele recebeu 90% dos votos válidos.
Votação utilizou o sistema eletrônico do e-Voto
Na votação deste ano, conforme aprovado pelo Colégio de Procuradores de Justiça, foi utilizado o sistema eletrônico de votação do MPGO, o e-Voto.
Ao todo, 436 membros do MP (promotores e procuradores) participaram da eleição. A abstenção foi de 0,9%. Houve 4 votos em branco.
Os votos foram apurados pela Comissão Eleitoral, comandada pela procuradora de Justiça Eliane Ferreira Fávaro e integrada pelo procurador Luiz Gonzaga Pereira da Cunha e pela procuradora Sandra Beatriz Feitosa de Paula Dias. Fonte: MP