Procon Goiás intermedia mais de 600 renegociações de dívidas no mês de novembro

Dezembro é o mês do Natal e também o período em que o consumidor mais quer estar livre das dívidas para assim fazer novas compras e contratar novos serviços. Por meio da Gerência de Pesquisa e Cálculo, o Procon Goiás auxilia quem quer encontrar a melhor maneira de quitar o saldo devedor.

Como antecede o último mês do ano, em novembro a quantidade de solicitações de renegociações junto ao órgão estadual de defesa do consumidor costuma aumentar.

Ao todo, 613 consumidores procuraram o órgão para renegociar suas dívidas, sendo que 499 tentativas foram bem sucedidas, o que representa 81,50% do total. Nos casos em que consumidor e fornecedor não conseguiram entrar em um acordo, o Procon Goiás se colocou à disposição para novas tentativas.

Cálculos
No 11º mês do ano, o Procon Goiás realizou 3.580 cálculos e 392 consumidores foram atendidos. Um total de 575 procedimentos diz respeito a dívidas contraídas por meio de cartão de crédito, 259 por meio de carnês em atraso e 148 de empréstimos. Além disso, 888 cálculos foram referentes à reajuste de aluguel em apartamentos e lotes e 96, a taxas de condomínio em atraso.

13º salário
Além de comprar, muita gente aproveita novembro e o pagamento da primeira parcela do 13º salário para quitar, antecipadamente, as dívidas. Neste mês, o Procon Goiás realizou o cálculo de 1.209 antecipações. A expectativa é de que em dezembro o número não caia, já que na maioria das empresas ocorre o pagamento da segunda parcela do 13º salário.