Procon aponta que produtos de festa junina têm aumento de 18,63%

Preparar uma festa junina vai ficar mais caro este ano. Para auxiliar os consumidores que estão nos preparativos das tradicionais festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, o Procon fez um levantamento de preços com mais de 60 tipos de produtos utilizados no preparo das comidas típicas. Do dia 8 ao dia 15, técnicos do Procon visitaram 15 estabelecimentos em Goiânia, constataram aumento de 18,63% e verificaram variações entre menor e maior preço de até 220% para produtos idênticos. Mais uma vez, os técnicos recomendam a pesquisa na hora da compra e alertam que não pesquisar os preços pode encarecer a receita de um prato em até 63%.

Foram pesquisados o milho de pipoca, amendoim, canjica de milho, paçoca, pé de moleque, leite de coco, coco ralado, canela, erva-doce, cravo-da-índia, batata-doce, milho-verde, gengibre, além de bebidas e outros.

O relatório divulgado pelo Procon nesta quinta-feira, dia 16, analisa que, individualmente o aumento foi ainda maior. O leite de coco de 200  da marca Bom Coco foi encontrado com o menor preço a R$ 1,59 e o maior chegando a até R$ 5,09, variação de 220,13%. Outra variação significativa, de 150,63% entre o menor e maior preço, foi do milho de pipoca – pacote de 500 gramas da marca PPA. Os preços variaram entre R$ 2,39 a R$ 5,99;

Alguns reajustes individuais:
21,96% – Paçoca de amendoim – 352 g– Yoki – De R$ 8,59 (06/2015) para R$ 10,48 (06/2016);
24,81% – Pé de moleque – 306 g – Yoki – De R$ 7,78 (06/2015) para R$ 9,71 (06/2016);
28,70% – Creme de leite – 200 g – Piracanjuba – De R$ 1,82 (06/15) para R$ 2,34 (06/16);
61,53% – Canela em pó – 50 g – Kitano – De R$ 2,14 (06/2015) para R$ 3,46 (06/2016);
45,75% – Batata-doce roxa – kg – De R$ 2,77 (06/2015) para R$ 4,04 (06/2016);
12,39% – Cachaça – Pirassununga 51 – 956 ml – De R$ 8,25 (06/15) para R$ 9,27 (06/16).

Importância da pesquisa
O relatório explica que, muitas vezes, por se tratar de produtos com preços pequenos, pode dar a falsa impressão ao consumidor de que a pesquisa não fará tanta diferença. Porém, ao considerarmos todos os produtos utilizados em uma receita de um prato típico das festas juninas, o consumidor poderá perceber o impacto que a decisão em fazer ou não a pesquisa pode acarretar no bolso do consumidor. Fonte: Procon