O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, anunciará, na 18ª Semana Nacional de Conciliação, a criação de 15 Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc’s) regionais virtuais para atender todas as 118 comarcas de Goiás. A previsão é que sejam lançados três centros a cada dois meses. A 18ª Semana Nacional de Conciliação acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro.
“A mediação e a conciliação são métodos modernos de pacificação social e cabe ao Poder Judiciário buscar soluções para que eles sejam cada vez mais céleres e eficazes, além de modernos e alinhados com o tempo em que vivemos. A eficiência dos Cejuscs para a entrega da prestação jurisdicional demonstra que ampliação e virtualização deles são fundamentais”, ressaltou o chefe do Poder Judiciário estadual, que convidou a população a participar da Semana Nacional de Conciliação e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do evento em todo o Estado.
Um exemplo da efetividade dos Cejusc’s pode ser demonstrada com a atuação do 1º Centro Judiciário da Comarca de Jataí, que, após a vinculação de outras três cidades que não contavam com uma estrutura de Cejusc instalada, conseguiu superar a produtividade do ano de 2022, em apenas seis meses de 2023. No ano de 2022, o Cejusc de Jataí designou 4.654 audiências, obtendo o total de 1.144 acordos homologados. Já em 2023, apenas nos seis primeiros meses do ano, o Cejusc já designou 5.975 audiências, obtendo o total de 903 acordos.
De acordo com o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Leonys Lopes Campos da Silva, “a implantação dos Cejusc’s Virtuais Regionais, com a unificação de alguns Cejusc’s já existentes, possibilitará a ampliação dos serviços oferecidos a todas comarcas do Estado, com uma distribuição equânime da força de trabalho e padronização dos procedimentos, podendo assim oferecer melhor prestação jurisdicional, com celeridade e eficiência.”
Semana Nacional de Conciliação
Mais de 12 mil processos serão movimentados durante a semana, com a expectativa de que sejam realizados 50% de acordos nas audiências. Neste ano, os atendimentos serão realizados de maneira virtual em todo o Estado, com a possibilidade de atendimento presencial no Mercado Central, localizado na Rua 3, n. 222 – Setor Central, na capital, das 8h30 às 17 horas, em caso de negociação de débitos com a Prefeitura de Goiânia.