Presidente do Sinoreg/GO afirma que corregedor-geral não vê CGJGO como órgão punitivo, mas, sim, orientador

Reunião do corregedor com representantes dos notários e registradores

A Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) realizou no fim do mês passado o primeiro encontro com as associações representativas dos Notários e Registradores do Estado de Goiás. A iniciativa objetiva apresentar sugestões e participar proativamente para a melhoria dos trabalhos prestados no Foro Extrajudicial. O presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (Sinoreg/GO), Igor França Guedes, garante que a reunião é uma iniciativa inédita e pioneira no País na busca pela aproximação da Corregedoria-Geral aos notários e registradores com propósito de alinhar as diretrizes que visam padronizar e aperfeiçoar os serviços extrajudiciais.

“O corregedor-geral da Justiça, desembargador Kisleu Dias Maciel Failho, fez algo inédito, que foi ‘abrir as portas’ da Corregedoria para os serviços notariais e de registro, trazendo para sua equipe pessoas capacitadas e munidas do espírito de diálogo, e que não veem a Corregedoria como órgão punitivo, mas, sim, orientador”, afirma Igor. Desde a posse da nova diretoria do TJGO, segundo ele, o corregedor-geral mostrou intenção de abrir diálogo com os notários e registradores a fim de atuarem em conjunto e com mútua colaboração para melhoria do Foro Extrajudicial.

Presidente do Sinoreg/GO, Igor França Guedes

Ficou definido durante a primeira reunião de alinhamento que os encontros entre representantes da CGJGO e notários e registradores serão mensais, sendo o próximo em maio e o outro no mês de junho. A partir de agosto, será definido se os encontros passarão a ser realizados a cada três meses. Além disso, serão planejados seminários com temas recorrentes, que contarão com a presença de todos os cartorários.

Também esteve presente no encontro, o 2° Juiz Auxiliar da CGJ/GO, Algomiro Carvalho Neto, atual responsável pelos serviços notariais e de registro. “Não posso deixar de mencionar minha satisfação por ver o magistrado como responsável pela relação com os serviços notariais e de registro. Ele é culto, paciente, educado e extremamente preocupado com o interesse público”, ressaltou.

Justiça Notarial

A iniciativa da Corregedoria-Geral do TJGO e o lançamento da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral, a maior Frente já instalada no Congresso Nacional, ocorrido no início de abril, reforçam, para Igor, a importância que o Poder Público e a sociedade projetam e exigem dos cartórios extrajudiciais em todo País. Os mais de 300 parlamentares que aderiram à Frente e a quantidade de pessoas no dia do lançamento ratificam essa importância.

Esse conjunto de esforços, em âmbito estadual e federal, irá contribuir, conforme Igor, para desenvolvimento da atuação dos cartórios, seja criando e executando mecanismos para evitar fraudes, tanto no setor público quanto no privado, aumentando e diversificando os serviços extrajudiciais prestados com objetivo de atender às novas demandas da sociedade, ou investindo em tecnologia da informação para garantir maior segurança jurídica aos atos praticados pelos notários e registradores.