OAB reafirma compromisso com defesa da igualdade racial

Neste 21 de março, data em que a Organização das Nações Unidas (ONU) institui como o dia para a Eliminação da Discriminação Racial, o Conselho Federal da OAB ratifica a importância da luta mundial contra o racismo; comemora as conquistas alcançadas no decorrer da história em relação ao tema e destaca sua permanente vigilância na defesa da igualdade racial.

Claudio Lamachia, presidente da OAB Nacional, reafirma o compromisso da instituição em defender os princípios constitucionais que vedam a discriminação de raça, cor, orientação sexual, origem étnica, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra categoria.

Lamachia anunciou também a recondução de Humberto Adami para a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil.

A data remete ao evento conhecido como “massacre de Sharpeville” ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, em 21 de março de 1960, durante o regime do Apartheid.  O dia lembra os ideais de homens, mulheres e crianças que morreram, enquanto lutavam por uma sociedade igualitária sem discriminação racial.