OAB-GO reverencia memória do advogado Adilson Ramos nos 10 anos de sua morte

Em respeito à memória e celebrando o legado para as advocacias goiana e brasileira, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) evidencia a vida e a trajetória do advogado e ex-conselheiro seccional Adilson Ramos neste dia 6 de dezembro, data que completa 10 anos de seu falecimento.

Os aprendizados sobre as lidas do Direito Bancário e como defender clientes que deviam para bancos nortearam o dia a dia de Adilson Ramos em seus ininterruptos 50 anos de profissão. Graduado em 1967 na Faculdade de Direito de Uberaba (MG), cidade onde nasceu na década de 40, iniciou sua trajetória na advocacia três anos depois em 1970 ao inscrever-se nos quadros da OAB-GO.

Adilson Ramos também conquistou o respeito e a admiração do Judiciário, onde diariamente defendia suas teses, com paixão e dedicação, incluindo intensa atuação junto às Cortes Superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele também foi professor Processo Civil por mais de 20 anos na PUC-GO. No magistério e na vida acadêmica, seus estudos contribuíram para a formação de súmulas e jurisprudências que permanecem vivas nos livros e nos artigos jurídicos escritos e eternizados nas publicações especializadas.

Adilson Ramos também integrou a Academia Goiana de Direito e a OAB-GO. Na Ordem, foi conselheiro seccional em meados da década de 1990.

Nos seus 72 anos de vida, formou sua base familiar com princípios morais e muito carinho. Casado por 50 anos com Marilda Ramos, Adilson RAmos teve três filhos, o também advogado Adilson Júnior, a médica pediatra Simone Ramos e a pós-doutora em Relações Internacionais Daniele Ramos.

Para o filho, Adilson Ramos merece ser lembrado pelo homem que foi e pelo espaço que conquistou na advocacia goiana. “Acredito que meu pai fez por merecer ter o seu nome marcado como advogado que faz parte da história da advocacia goiana, já que advogou intensa e ininterruptamente por 50 anos”, disse emocionado.

O advogado Marcelo Pacheco, da Pacheco e Costa Advocacia e Tribunais, neto de Adilson Ramos, considera uma honra seguir a carreira jurídica do avô que busca exercer com amor, estudo, entusiasmo e dedicação. “Guardo na memória os marcos característicos da atuação por 50 anos ininterruptos do Dr. Adilson Ramos, OAB/GO 1.899. Meu ícone a quem devo muito ensinamentos”, avalia Marcelo.

Matheus Costa, advogado e sócio no mesmo escritório considera uma justa homenagem a feita pela OAB-GO, já que teve a oportunidade de conviver com Adilson na qualidade de cliente. “Me lembro da dica que levo para vida toda: ‘Não importa o que pensam, eu acredito no seu direito, vamos conseguir’, é com esse espírito de convicção e maestria jurídica que faz dele um exemplo!”, completa o advogado.