OAB de Goiás lança cartilha com orientações para prevenir o golpe do falso advogado

Publicidade

Com o intuito de conscientizar a advocacia e a sociedade sobre práticas criminosas envolvendo falsos advogados, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lançou uma cartilha educativa que reúne informações e medidas preventivas contra esse tipo de golpe. A publicação foi elaborada pela Comissão de Segurança Pública e Política Criminal (CSP) e apresentada oficialmente nesta quarta-feira (19).

A iniciativa visa não apenas alertar sobre os riscos da atuação de golpistas que se passam por profissionais da advocacia, mas também oferecer orientações práticas sobre como agir diante de uma suspeita ou confirmação da fraude. O material, disponível gratuitamente em formato digital, traz explicações didáticas sobre as estratégias utilizadas pelos criminosos, além de sugestões de conduta para proteger dados e evitar prejuízos.

Rafael Lara Martins diz que o enfrentamento a esse tipo de golpe exige a participação ativa da advocacia

De acordo com o conteúdo da cartilha, os golpes costumam envolver contatos por redes sociais, aplicativos de mensagens e até documentos falsificados que induzem vítimas a realizar transferências bancárias indevidas ou a repassar informações sensíveis.

A OAB-GO reforça que a prevenção começa com a adoção de práticas seguras no exercício profissional, como o uso exclusivo de canais oficiais de comunicação, o cuidado com a exposição de informações pessoais e o alerta constante aos clientes sobre essa modalidade de crime.

Para o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, o enfrentamento a esse tipo de golpe exige a participação ativa da advocacia.

“É fundamental que os profissionais estejam atentos e orientem seus clientes sobre os riscos. Esta cartilha se propõe a ser um instrumento de apoio e proteção, fortalecendo a segurança da atuação profissional”, afirmou.

Tadeu Bastos explica que o material foi desenvolvido como uma resposta institucional para apoiar os profissionais que tenham seus nomes indevidamente utilizados em fraude

O presidente da Comissão de Segurança Pública, Tadeu Bastos, também destacou o papel da OAB-GO na proteção da classe. Segundo ele, o material foi desenvolvido como uma resposta institucional para apoiar os profissionais que tenham seus nomes indevidamente utilizados em fraudes.

“Nossa missão é assegurar que a advocacia esteja unida no combate a esses crimes e que os colegas tenham respaldo da Ordem em situações como essa”, enfatizou Tadeu Bastos.

A cartilha também indica os caminhos para formalização de denúncias, orientando vítimas a registrarem notícia-crime junto à Polícia Civil, com a apresentação de documentos que comprovem a fraude. A OAB-GO disponibilizou, ainda, um canal exclusivo para recebimento de relatos e um formulário eletrônico para facilitar o registro dos casos.

Canal de denúncias

Caso advogados(as) ou clientes se tornem vítimas do golpe, é fundamental que a denúncia seja formalizada por meio do registro de uma notícia-crime (acesse o modelo). Esse procedimento pode ser realizado online, no site da Polícia Civil (clique aqui), e deve incluir informações como prints das conversas e transações, documentos do processo fraudado, e os dados do advogado(a) e do cliente.

Para fortalecer as investigações, a OAB-GO também criou um canal exclusivo para o recebimento de denúncias. Além disso, disponibilizou um formulário específico (clique aqui) para facilitar o registro das denúncias e a coleta de dados, como o nome do advogado(a), do cliente e detalhes do processo fraudado. Essa iniciativa permite uma atuação coordenada entre a Ordem e as autoridades policiais, garantindo um combate mais eficaz ao crime.

O material completo pode ser acessado no site da OAB-GO: www.oabgo.org.br.