OAB-GO aprova projetos que prevêem a divulgação de suas contas e a distribuição eletrônica de processos a partir de 2015

A seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) aprovou dois importantes projetos na sessão desta quinta-feira (20). Um deles é o OAB Transparência, que visa divulgar as ações e contas da seccinal a todos as advogadas e advogados goianos e a distribuição eletrônica dos processos propostos em todas as instâncias colegiadas da entidade no prazo de 60 dias.

O projeto OAB Transparência foi proposto pelo conselheiro Murilo Lôbo. Conforme a novidade, as contas e ações da entidade serão disponibilizadas no site oficial da Seccional goiana. Segundo o conselheiro seccional, Dyogo Crosar, relator do processo, foi realizada ampla pesquisa entre todas as seccionais da OAB para a conclusão do projeto: “o principal objetivo é que a OAB-GO também seja exemplo para outras seccionais quanto à publicidade de sua gestão e de suas contas”.

O presidente Henrique Tibúrcio comemora a aprovação. “Embora não esteja obrigada pela Lei de Acesso à Informação, é salutar que a OAB-GO adote os procedimentos necessários para divulgar amplamente sua gestão, já que sempre pautamos nossas ações pela transparência”.

A implantação do OAB Transparência será apresentada na primeira sessão ordinária do Conselho Seccional em 2015.

Distribuição eletrônica
O requerimento junto à entidade para que a seccional distribuia os processos destinados aos órgãos que compõem o Conselho, em todas as instâncias colegiadas da entidade, de forma automática, mediante sorteio eletrônico, foi feita pelo conselheiro Alex Néder (foto. Ele conta que a iniciativa foi apoiada e subscrita por vários colegas do conselho. Ele afirma que a aprovação somente possível graças ao apoio da diretoria e do conselho pela aprovação da proposta.

A distribuição eletrônica foi aprovada recentemente pelo Conselho Seccional, mas ontem, na sessão institucional, ficou marcado o prazo de 60 dias para implantação da novidade.

“Essa é uma conquista importante para a ordem, no que diz respeito a transparência, democratização e isenção,na distribuição eletrônica”, afiram Néder, que avisa que a OAB-GO será a primeira seccional do País a adotar a distribuição eletrônica. “Isso é motivo de comemoração”, frisa.