OAB-GO alerta para golpes praticados por estelionatários que se passam por advogados

Publicidade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) usou a internet para alerta a advocacia e as pessoas que têm ação na Justiça sobre um novo golpe cometido contra credores em processos judiciais por estelionatários. Eles estão se passando supostos(as) advogados (as).

A dinâmica da fraude é a seguinte: o golpista acessa a decisão judicial referente ao caso publicada no Diário Oficial, entra em contato com o credor como se fosse seu representante legal e comunica sobre uma suposta liberação de valores por meio de alvará. Em muitos casos, até são encaminhadas fotografias do documento falso.

Os golpistas alegam que os valores estão pendentes por ausência de “pagamento de custas judiciais”. E pedem, então, que a pessoa faça o depósito de valores via PIX para o credor/vítima.

A Seccional Goiana informa, primeiramente, que a Justiça não exige pagamentos antecipados ou depósitos em contas pessoais para a efetivação de alvarás ou qualquer outro procedimento judicial.

Orienta também que, em caso de recebimento de mensagens ou ligações com esse teor de pedido, os clientes devem entrar em contato diretamente com o(a) advogado(a) da causa para obterem as devidas orientações sobre qualquer procedimento relacionado ao andamento de seus processos.

Dessa forma, a OAB-GO ressalta que o golpe será comunicado às autoridades de investigação competentes para a apuração e punição dos responsável pelo ato criminoso.