Lúcio Flávio propõe criação de procuradoria de prerrogativas

O pré-candidato à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva, reuniu-se nesta quarta-feira (07/10) em Trindade com advogados da região para discutir e conhecer os principais problemas que afetam a subseção. Os profissionais destacaram falta de apoio da ordem quanto às prerrogativas da classe e relataram dificuldade de inserção, no mercado de trabalho, por parte dos membros recém integrados à instituição.

A reunião foi idealizada pelo advogado Isac Cardoso, integrante do movimento Renovação e Atitude, insatisfeito com o tipo de liderança exercida pela ordem nos últimos anos. “Há certa falta de representatividade da OAB-GO frente ao Judiciário e Ministério Público. Precisamos de uma instituição que saiba bater de frente e defender nossos direitos”, alertou. Quanto à advocacia iniciante, Isac revelou que a classe encontra-se enfraquecida. “Embora tenhamos uma ESA (Escola Superior da Advocacia), a instituição fornece um apoio muito deficitário. Não é aquilo que eles necessitam”, completou.

Lúcio Flávio, em virtude da problemática apresentada pela advocacia de Trindade, mostrou-se inteirado sobre o assunto e disposto a buscar melhorias para a entidade. “Nós precisamos de uma OAB-GO que se empenhe em defender o advogado, as prerrogativas desse profissional, e não de uma ordem que defenda os interesses de uns cinco ou seis que estão lá no poder, como temos visto”, pontuou.

O pré-candidato lembrou também que uma de suas ideias para maximizar os serviços prestados para a classe é a regionalização e interiorização da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag).

Quanto aos entraves mencionados pelos participantes do evento acerca do desrespeito enfrentado pelos advogados por autoridades, em geral, Lúcio Flávio disse que vai criar uma procuradoria dentro da instituição voltada a defender as prerrogativas dos advogados. “Para cada violação, uma reação”, reiterou. “O procurador terá uma função muito além de apenas resolver o problema denunciado pelo advogado. Ele, acima de tudo, será encarregado de levar as reclamações às corregedorias competentes”, ressaltou.

O pré-candidato à subseção de Trindade, Marcelino Assis, agradeceu a presença de Lúcio Flávio e mostrou apoio à pretensa gestão do líder do movimento Renovação e Atitude, voltada à transparência de informações, à honestidade e ao apoio às subseções.