Justiça afasta conselheiro que teria usado o cargo para beneficiar governador

Conselheiro do TCE-GO Edson Ferrari

O juiz Élcio Vicente da Silva, da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, concedeu liminar que determina o afastamento do conselheiro Edson Ferrari do cargo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO). A medida atende pedido feito pelo Ministério Público em ação de improbidade administrativa em que aponta que ele teria utilizado o cargo para beneficiar o governador Marconi Perillo. O afastamento valerá por 180 dias ou até a finalização da fase instrutória do processo judicial.

Conforme a peça acusatória, Ferrari se colocaria sempre à disposição do chefe do Executivo tanto em questões pessoais quanto institucionais. É apontado na ação, que o conselheiro teria procurado uma aeronave para transportar Marconi Perillo e promovido a realização de um evento público e até prometido retaliações a quem se posicionasse contrário aos interesses do governador.

Ao analisar o caso, o magistrado afirmou que documentos anexados aos autos demonstram que Ferrari “execeru sua função consultiva e judicante em procedimentos envolvendo interesses e condutas de Marconi Perillo, inclusive com julgamento de contas apresentadas pelo governo. O juiz apontou ainda que Ferrari apenas declarou sua suspeição após se sentir ameaçado por ações ministeriais que questionavam sua conduta.